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Title: As aulas de TIC no contexto de um curso EFA: relato de uma experiência
Authors: Rodrigues, Miguel de Sousa Martins Ribeiro
Advisor: Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira
Reis, Manuel José Cabral dos Santos
Keywords: Educação de adultos
Tecnologias da informação e comunicação
Aprendizagem ao longo da vida
Cursos EFA
Issue Date: 2016
Abstract: O presente relatório reflete a experiência obtida na prática de ensino supervisionada, efetuada no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta intervenção decorreu no Agrupamento de Escolas Diogo Cão, em Vila Real, numa turma de Educação e Formação de Adultos (EFA). Num país como Portugal, indubitavelmente marcado por níveis de qualificação baixos a educação e formação de adultos e particularmente os cursos EFA apresentam-se como uma oportunidade no sentido de colmatar estas deficiências e, consequentemente, elevar as qualificações com o objetivo de habilitar os indivíduos, possibilitando assim a sua reintrodução no mercado de trabalho fortemente competitivo. Os baixos níveis de qualificação fazem com que não exista uma participação integral e efetiva em termos de cidadania e muitas vezes levam a que estes se transformem em excluídos sociais. Sendo assim, a primeira parte deste trabalho foi realizada através de revisão bibliográfica sobre a Educação e Formação de Adultos, nomeadamente, os conceitos que lhe estão subjacentes, bem como sobre as conferências internacionais da UNESCO sobre a mesma temática, tanto a nível internacional como ao nível de Portugal. Foram ainda estudadas as medidas preconizadas sobre a introdução das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) em Portugal, neste caso sobre as medidas mais emblemáticas. Na parte investigativa do trabalho foram utilizadas duas metodologias de estudo: uma quantitativa e outra qualitativa. Com a metodologia quantitativa pretendeu-se analisar uma amostra de formandos que frequentaram cursos EFA, de forma a caracterizar, por um lado, as suas expectativas em termos do curso. A metodologia qualitativa pretendeu, sobretudo, analisar as expectativas dos formandos relativamente ao futuro que a participação num curso EFA lhes poderá, eventualmente, trazer. Para a realização do estudo foi utilizado um instrumento de análise: um inquérito por questionário com questões abertas e fechadas no sentido da análise de dados do ponto de vista quantitativo e qualitativo. Da análise efetuada aos resultados alcançados pela aplicação dos questionários podemos constatar que os alunos, regra geral estão satisfeitos, com as aulas de TIC e têm uma especial motivação para a utilização das novas tecnologias. No entanto, devido às condições insatisfatórias da sala de aula, nomeadamente com a falta de material, rapidamente se desmotivaram e se desorientaram. Entendiam, na sua grande maioria, que estas aulas eram importantes, para a sua vida pessoal, mas sobretudo a nível profissional, possibilitando a abertura de “novos horizontes” na sua procura por novas oportunidades de trabalho. Embora a motivação fosse grande para a frequência deste tipo de cursos, constatou-se que uma das grandes razões para a frequência destes cursos reside no facto de na sua grande maioria serem beneficiários de uma bolsa/subsídio. Assim, em conclusão, os alunos encontram-se motivados e dispostos a aprender. No entanto, é necessária uma especial atenção, uma vez que rapidamente se desmotivam. Este estado de desmotivação é, em nossa opinião, inerente à situação social em que de momento se encontram, uma vez que são, na sua maioria, desempregados de longa duração. É, por conseguinte, necessário, antes de mais nada, providenciar as condições mínimas para que o processo de ensino e aprendizagem se processe de forma mais eficiente, nomeadamente no que concerne às condições de trabalho, tanto para os alunos, como para os professores. No que respeita ao currículo propriamente dito é importante adequar os temas ou assuntos abordados às tarefas do dia-a-dia, como, por exemplo, o preenchimento do IRS, o envio de documentação, entre outras.
This report reflects the experience gained under the internship carried out within the scope of a Master’s in Teaching of Computer Sciences at the University of Trás-os- Montes e Alto Douro (UTAD). This intervention took place in the Diogo Cão School Group in an Adult Vocational Education and Training class. In a country like Portugal, undoubtedly scorned by low levels of qualification, adult education and training, and especially Adult Vocational Education and Training courses, are seen as an opportunity to diminish these shortcomings and subsequently raise qualifications aiming to empower individuals, enabling their reintroduction into the strongly competitive labour market. Low levels of qualification hinder full citizenship from being exercised and, in many cases, lead these individuals to social exclusion. This being the case, the first part of this report was carried out through a national and international bibliographic review on Adult Vocational Education and Training - namely, its underlying concepts - and the UNESCO international conferences on the same subject. The proposed measures on the introduction of ICT in Portugal considered to be the most emblematic were also studied. Two survey methodologies were used in the empirical part of the work; one quantitative, and the other qualitative. The quantitative methodology intended to analyse a sample of trainees who attended Adult Vocational Education and Training courses, in order to characterize their expectations in terms of the course. The qualitative methodology intended, above all, to analyse the expectations of the trainees with regard to the future that participating in an Adult Vocational Education and Training course could eventually bring them. We used an analysis tool to perform the empirical study: a survey held through questionnaires with open and closed questions later subjected to data analysis to identify the quantitative and qualitative perspective. Based on the analysis of the results achieved through the questionnaires, we were able to conclude that, generally, students are satisfied with the ICT classes and have special motivation for the use of new technologies. However, due to the unsatisfactory classroom conditions, namely the lack of material, students quickly lost their motivation and became disoriented. Most of them understood that these lessons were important for their personal life, but especially their professional life, allowing “new horizons” to unveil in their search for new employment opportunities. Although the motivation to attend these types of courses was significant, it was found that one of the main reasons for students to attend these courses was that the majority of them received a grant/subsidy. Thus, in conclusion, the students are motivated and willing to learn. However, special attention is necessary, since they are quickly discouraged. This state of discouragement is, in our opinion, inherent to the social circumstances in which they can be momentarily found, since they are mostly long term unemployed. Therefore, it is necessary, first and foremost, to provide the minimum standards for the teaching and learning process to occur more efficiently, specifically with regard to working conditions, both for students and for teachers. In regards to the curriculum itself, it is important to adjust the subjects or topics addressed to daily tasks, such as filling out tax returns, sending documentation, among others.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática
URI: http://hdl.handle.net/10348/7608
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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