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Title: Jogos reduzidos em futebol: efeitos do processo de aprendizagem e do encorajamento do professor/treinador nas ações técnico-tácticas, frequência cardíaca e distâncias percorridas em diferentes velocidades, em situação de jogo 6x6
Authors: Faria, Carlos José Castro Leite
Advisor: Maçãs, Victor Manuel Oliveira
Keywords: Futebol
Ensino
Aprendizagem
Frequência cardíaca
Jogos reduzidos
Indicadores técnico-táticos
Distância percorrida
Issue Date: 11-May-2017
Abstract: O objetivo deste estudo foi o de verificar os efeitos do processo de ensino-aprendizagem do módulo de futebol e o efeito do encorajamento do treinador em jogos reduzidos (GR+6x6+GR), nas variáveis dependentes: Indicadores Técnico-Tácticos (ITTC e ITTI), Zonas de FC e Distâncias Percorridas. A amostra foi de catorze alunos masculinos (idade 21,79 ± 3,14 anos; altura 1,76 ± 0,07 m; peso 73,86 ± 8,16 kg; IMC 23,74 ± 1,65; anos de prática 6,36 ± 5,09), do 2º ano do Curso de Educação Física e Desporto Escolar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Todos os alunos participaram nas três situações de jogo reduzido. Através de captação de imagens foi caracterizado o comportamento técnico-táctico individual e coletivo. Através do GPS Sport System SPI Pro foi realizada a medição da FC e DP nos jogos reduzidos. Na análise dos dados recorremos aos procedimentos da estatística descritiva e ao teste não paramétrico de “Wilcoxon” para os dados técnico-tácticos e ao teste paramétrico “T-Test” na análise da FC e DP. Para o tratamento dos dados utilizamos o software SPSS versão 17.0 e o nível de significância de p <0,05. Referente aos efeitos do processo de ensino-aprendizagem do módulo de futebol (JR1 e JR2), verificaram-se diferenças estatisticamente significativas relativamente a valores médios obtidos nos ITTI, particularmente no Número de Vezes de Bola no Ponta de Lança. Em relação ao efeito do encorajamento do treinador (JR2 e JR3), verificaram-se diferenças estatisticamente significativas relativamente a valores médios obtidos nos ITTC, particularmente no Número de Passes. Verificámos também diferenças nos ITTI, quanto ao Número de Vezes de Bola no Ponta de Lança e Número de Cruzamentos sem Golo. Relativamente à DP e FC em nenhum dos casos existem diferenças estatisticamente significativas. Conclui-se assim, embora sem resultados muito expressivos que o processo ensino-aprendizagem e o efeito do encorajamento do treinador no jogo desenvolvem melhorias na interpretação do jogo por parte dos jogadores.
The aim of this study was to investigate the effects of the teaching-learning module and the effect of encouraging football coach in small sided games (GR+6 x 6 + GR), the dependent variables: Indicators Technical-Tactical (ITTI and ITTC), HR zones and distances. The sample was fourteen male students (age 21.79 ± 3.14 years, height 1.76 ± 0.07 m, weight 73.86 ± 8.16 kg, BMI 23.74 ± 1.65, years of practice 6.36 ± 5.09), the 2nd year of the Course of Physical Education and Sports School of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. All students participated in the three small sided games situations. By capturing images was characterized technical-tactical behavior individually and collectively. Through the SPI Pro GPS Sport System was performed to measure the FC and SD in small sided games. In the date analysis we used the procedures of descriptive statistics and nonparametric "Wilcoxon" for the date technical-tactical and parametric test "T-Test" in the analysis of HR and DP. For date processing we used the SPSS software version 17.0 and a significance level of p <0.05. Related to the effects of the teaching-learning module football (JR1 and JR2), there were statistically significant differences with respect to values obtained in ITTI, particularly in the number of times the Ball Striker. Regarding the effect of encouraging coach (JR2 and JR3), there were statistically significant differences with respect to values obtained in the ITTC, particularly in the Number of Passes and ITTI, as the number of times the ball Striker and Number intersections without Goal. Regarding the DP and HR in neither case are any statistically significant differences. It follows, though not very impressive results that the teaching-learning process and the effect of encouraging coach in the game develop improvements in the interpretation of the game by players.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7618
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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