Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7621
Title: A motivação para as aulas de Educação Física: estudo de caso
Authors: Araújo, Tatiana de Jesus Mendes
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Educação física
Docência
Estudo de turma
Issue Date: 11-May-2017
Abstract: O presente relatório visa demonstrar o período de estágio realizado na ESMM em Vila Real, durante cerca de nove meses, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da UTAD. Pretende-se que a leitura deste documento seja clara dos pontos essenciais do estágio desenvolvido, desde os primeiros momentos de contacto com a entidade de ensino e o professor orientador, até às conclusões e apreciações da experiência vivida, com algumas sugestões de alterações na formação do estagiário. Inclui uma descrição pormenorizada de todo o percurso de crescimento profissional, referindo a integração no meio escolar e no grupo de EF da escola, complementando com as expectativas e ansiedades iniciais. Ao longo do trajeto, foi possível vivenciar a profissão de docente da disciplina de EF, numa turma de 10º ano, e ainda o contacto com as funções inerentes a um docente no meio escolar. Nesse sentido, apresenta-se um estudo de turma (ET) que permitiu uma definição dos objetivos mais adequados aos alunos, a planificação das unidades de ensino (UE), nomeadamente a construção das unidades didáticas (UD) e planos de aula (PA), a participação na vida da escola e os proventos das observações realizadas aos colegas de núcleo e orientador. A prática diária com os intervenientes proporcionou reflexões e aprendizagens, que se irão demonstrar ao longo deste testemunho, conjugadas com alguma literatura científica, dando assim mais relevo às metodologias selecionadas. Todo o conhecimento adquirido e a elaboração deste diário de bordo pormenorizado serviram para uma melhor construção pessoal e profissional na área da docência.
The present report aims to show the progress of internship, held at the High School Morgado de Mateus, in Vila Real, for the period of nine months, under the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. This document’s purpose is the reflection of the process, from the first connections with the school and the supervisor teacher, to the conclusions and considerations of the lived experience, pointing also some change’s suggestions in the teacher’s training path. Overall, this document includes a detailed description of all professional growth path, integration in school’s environment and the Physical Education Teaching team, and the initial expectations and anxieties. Along this path, experience the job of Physical Education teacher, in a 10th grade class, and also the contact with all the teacher’s inherent functions. With that being said, presented a class study that allowed to a more suitable goals definition to students, the planning of teaching units, namely the construction of didactic units and lesson plans, the participation in school’s life, and the results of the observations to co-workers and supervisor. This daily practice resulted in multiple reflections and learning, that intend to demonstrate throughout this testimony, with the support of scientific literature. All the knowledge acquired, and the preparation of this detailed diary board, led to a better personal and professional growth in the teaching area.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7621
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_tjmaraújo.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.