A integração da Plataforma Edmodo no contexto do ensino de TIC: uma proposta de atividades para os cursos EFA

Data
2016
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório descreve a prática de ensino supervisionada realizada em cursos de educação e formação de adultos de nível básico, no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, na Escola Básica 2,3 Diogo Cão, sede do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, em Vila Real. No seguimento desta prática de ensino ocorreram situações e momentos que apelaram à necessidade de adaptar e/ou adotar alternativas pedagógicas, no sentido de um maior e melhor acompanhamento da aprendizagem dos alunos, não limitando o processo de ensino e de aprendizagem às dimensões de tempo e espaço de sala de aula. Partindo deste pressuposto e como forma de resolução, surgiu a ideia de recorrer a tecnologias de apoio ao ensino e à aprendizagem como são os Learning Management Systems (LMS). Os LMS possibilitam uma especificação e diversificação de métodos de aprendizagem como a interação, partilha e a comunicação dentro e fora da sala de aula. Assim, propõe-se neste documento a integração da plataforma LMS Edmodo, no contexto da educação e formação de adultos, de forma a verificar-se a eficácia desta plataforma no processo de ensino e de aprendizagem no ensino presencial. O Edmodo, sendo um híbrido de plataforma de aprendizagem e de rede social, é definido como um LMS social educativo. A proposta vem no sentido de apresentar as plataformas LMS, nomeadamente o Edmodo, como alternativa educativa de forma a colmatar ou mesmo eliminar situações limitadoras do ensino e da aprendizagem inerentes ao ensino presencial. É de salientar que a rede social de aprendizagem Edmodo facilita uma ambientação e interação nomeadamente aos alunos já utilizadores das redes sociais convencionais como o Facebook e o Twitter. Esta plataforma permite o apoio ao ensino presencial e possibilita o ensino à distância (b-learning), e encontra-se disponível na versão Web, e inclusive em apps móveis para smartphone e tablet (m-learning). Nesta linha, o Edmodo permite um processo de ensino e de aprendizagem contínuo e permanente, bem como, um meio de contacto e aproximação entre os elementos integrantes deste processo, professor e aluno, com os pais/tutores/orientadores.
This report describes an internship developed in adult education and training courses of basic level in the discipline of Information and Communication Technologies at Escola 2,3 Diogo Cão, headquarter of the Agrupamento de Escolas Diogo Cão in Vila Real. In the following of this internship situations and moments have occurred that called for the need to adapt and/or adopt educational alternatives towards a larger and better monitoring of student learning, not limiting the process of teaching and learning to the time and space dimensions of the classroom. Under this assumption and as a way of resolution, it emerged the idea of using technology to support teaching and learning as is the case of the Learning Management Systems (LMS). The LMS enables a specification and diversification of learning methods such as interaction, sharing and communication within and outside the classroom. Thus, it is proposed in this document the integration of Edmodo platform in the context of adult education and training, in order to verify the effectiveness of this platform in the process of teaching and learning in the classroom. The Edmodo, being an hybrid of a learning platform and a social network, is defined as an educational social LMS. The proposal has the meaning to bring forward the LMS platforms, namely Edmodo, as an educational alternative in order to fill or even eliminate limiting situations of teaching and learning inherent to the teaching in the classroom. It should be noted that the Edmodo educational social network facilitates interaction and ambiance mainly in students already users of conventional social networks like Facebook and Twitter. This platform enables support for the teaching in the classroom and distance learning (b-learning), and is available in the Web version, and even in mobile apps for smartphone and tablet (m-learning). In this line, the Edmodo allows a continuous and lifelong process of education and learning, as well as a means of contact and closeness between integral elements of this process, teacher and student, and the parents/guardians/mentors.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática
Palavras-chave
Tecnologias da informação e comunicação , Cursos EFA , E-learning , B-learning , M-learning , Plataforma Edmodo
Citação