Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7634
Title: Desenvolvimento profissional docente: uma descrição e reflexão sobre a aplicação de métodos de aprendizagem da leitura e escrita
Authors: Santos, Teresa Isabel Pereira Rodrigues Borges Silva
Advisor: Fontes, Susana de Fátima Póvoa Alves
Keywords: Leitura
Escrita
Aprendizagem
Docente
Issue Date: 2017
Abstract: O presente relatório pretende ser uma descrição e reflexão sobre a minha atividade docente, incidindo particularmente nos métodos de aprendizagem da leitura e da escrita. A leitura é uma competência essencial para qualquer indivíduo e indispensável para a vida em sociedade. A aprendizagem desta competência fundamental realiza-se no primeiro ciclo do ensino básico e, sendo professora deste ciclo de ensino, foi sempre uma preocupação, já que a leitura influencia todo o percurso escolar dos alunos e mesmo a vida deles. Assim, este trabalho teve como objetivo a investigação e o aprofundamento de conhecimentos acerca dos métodos de aprendizagem da leitura e da escrita. Desta forma, depois de uma fundamentação teórica acerca deste tema, a segunda parte do trabalho refere-se à experiência profissional enquanto professora titular de turma, professora de apoio a alunos do ensino regular e professora de apoio a um aluno do Regime Educativo Especial, relatando as práticas realizadas, na aplicação dos métodos de aprendizagem da leitura e escrita, bem como os resultados obtidos. Simultaneamente, apresenta-se uma análise e reflexão sobre essas práticas adotadas, apoiadas em estudos realizados no âmbito desta temática. De salientar, ainda, que as experiências relatadas se referem a várias escolas em diferentes ilhas do arquipélago dos Açores, o que possibilitou vivenciar variadas realidades e adaptar-me a diferentes exigências, permitindo um crescimento profissional e pessoal.
This report is intended to be a description and reflection on my teaching activity, focusing particularly on the reading and writing learning methods. Reading is an essential skill for any individual and indispensable for life in society. The learning of this fundamental skill takes place in the first cycle of basic education and, being a teacher of this cycle of education, it has always been one of my concerns, since reading influences the entire school journey of students and even their lives. Therefore, this study had as its main aim investigating and deepening knowledge on the methods of learning to read and write. So, after giving a theoretical basis on this topic, the second part of the study refers to my professional experience as a class teacher, a support teacher of students of regular education and a support teacher of a student from the Special Education Needs Regime, reporting the practices performed, the application of reading and writing learning methods, as well as the results obtained. Simultaneously, an analysis and reflection on these practices are presented, supported by studies carried out in this area. It should also be noted that the experiences reported refer to several schools in different islands of the Azores archipelago, which made it possible to experience different realities and adapt to different requirements, allowing for professional and personal growth.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/7634
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_tiprbssantos.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.