Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/7638
Título: Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico
Autor: Gonçalves, Gabriela
Fernandes, José António
Nascimento, Maria Manuel
Palavras-chave: Aprendizagem da Estatística; Inferência; Testes de Hipóteses; Enfoque Ontossemiótico
Data: Dez-2014
Editora: CIDTFF - Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro
Citação: Indagatio Didactica, vol. 6(4), dezembro 2014
Resumo: Neste artigo estudam-se os conflitos semióticos experimentados por 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no ano letivo 2012-2013, na resolução de um problema envolvendo testes de hipóteses para a média. Usando como modelo teórico o enfoque Ontossemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, analisaram-se os conflitos matemáticos implícitos nas respostas dos alunos, assim como os objetos e processos matemáticos utilizados, para caracterizar os possíveis conflitos semióticos que conduziram a respostas incorretas. Em termos de resultados, para além da elevada percentagem de alunos que não responderam às questões salienta-se a existência de vários conflitos semióticos associados à formulação das hipóteses e ao cálculo da probabilidade do erro tipo I.
Revisão por Pares: yes
URI: http://hdl.handle.net/10348/7638
ISSN: 1647-3582
metadata.dc.relation.publisherversion: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/viewFile/3022/2801
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:DMAT - Artigo submetido em Revista Científica Indexada

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
3022-10803-1-PB.pdf662,24 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.