Instrumentos de gestão e organização de trabalho do MEM nos contextos da educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: relato das experiências de prática de ensino supervisionada

Data
2017-06-05
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Os instrumentos de pilotagem utilizados e defendidos pelos docentes do modelo pedagógico do MEM asseguram a regulação das aprendizagens dos alunos (Serralha, 2009). Ao longo deste relatório pretende-se refletir sobre o trabalho desenvolvido, com o uso dos instrumentos, na prática de estágio no âmbito da Educação Pré-escolar e do 1ºCEB, em que o modelo utilizado pela professora cooperante era o Modelo Pedagógico do MEM e a educadora cooperante utilizava instrumentos propostos pelo mesmo modelo. Desta forma este relatório organiza-se em dois momentos: o primeiro é onde se dá a abordagem histórica sobre o Movimento da Escola Moderna Português, onde se define o modelo pedagógico utilizado pelos docentes do movimento e ainda se descrevem os instrumentos de gestão e organização do trabalho utilizados neste modelo; o segundo momento é onde se dá a descrição e reflexão da utilização dos instrumentos de gestão e organização nos dois contextos de estágio. Conclui-se assim que estes instrumentos são recursos essenciais na gestão e organização do trabalho nas salas da educação pré-escolar e do 1ºCEB.
The pilot instruments used and defended by the teachers of the pedagogical model of the MEM ensure the regulation of the student learnings (Serralha, 2009). Throughout this report it is intended to reflect on the work developed, with the use of the instruments, in the practice of internship in the scope of pre-school education and of the 1st CEB, in which the model used by the cooperating teacher was the Pedagogical Model of the MEM and the Cooperative educator used instruments proposed by the same model. This report is therefore organized in two stages. The first stage is the historical approach about the Portuguese Modern School Movement, which defines the pedagogical model used by the teachers of the movement and describes the instruments of management and organization of work used in this model. The second stage describes and provides a reflection on use of the management and organization instruments in the two internship contexts. It is then concluded that these instruments are essential resources in the work management and organization in the 1st CEB pre-school and primary education rooms.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Instrumentos , Movimento da Escola Moderna , Trabalho , Gestão , Organização do trabalho
Citação