Concetualização do Futsal: estudo de caso em grupos equipa de infantis masculinos na CLDE Viseu

Data
2017-06-21
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Resumo
Dada a sua importância para a Educação Física, para o Desporto em geral e para o Desporto Escolar em particular, os jogos desportivos coletivos têm, ao longo dos anos, sido alvo de variadíssimas investigações. No caso do futsal, e consequência sobretudo da sua “juventude”, muito existe a acrescentar. Desta forma, este trabalho tem como objetivo geral suprir algumas das lacunas existentes na abordagem desta modalidade. Desta forma pretendeu-se aferir o entendimento que os professores de Educação Física e responsáveis por grupos-equipas de futsal (escalão de infantis masculinos), pertencentes à coordenação local do desporto escolar de Viseu, têm sobre as metodologias mais corretas na abordagem da modalidade em alunos na faixa etária dos 10 aos 13 anos. A metodologia utilizada na realização deste trabalho foi do tipo qualitativo. Por conseguinte, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas a 14 professores de Educação Física e responsáveis por grupos equipas de futsal. Procedeu-se à análise dos dados através da técnica de análise do conteúdo com a definição de categorias quer à priori quer à posteriori. A codificação foi realizada tendo por base o apoio informático do programa QSR Nvivo 11. A análise dos dados permitiu concluir que: i) os professores utilizam o método global como aquele que melhor serve as suas pretensões e privilegiam as estruturas de jogo 1-2-2 e 1-3-1 na organização tática das suas equipas, devido essencialmente à solidez defensiva que apresentam; ii) privilegiam a defesa zona por ser mais fácil a sua compreensão por parte dos alunos além de privilegiarem a estrutura funcional (GR+4)x(4+GR) decorrente da utilização do jogo formal nas sessões de treino; iii) não consideram que o trabalho dos princípios específicos de jogo seja essencial nestas idades, no entanto elegem o princípio ofensivo, mobilidade, como o mais importante nesta faixa etária; iv) a organização das sessões de treino são de 90+45 minutos existindo constrangimentos vários à sua implementação (horários escolares, professores, encarregados de educação e transportes; v) os quadros competitivos são considerados insuficientes; vi) defendem que os atletas federados devem participar no desporto escolar, realçando que não existe uma interligação entre o desporto escolar e o desporto federado.
Due to their importance to Physical Education, to Sports in general, and to School Sports in particular, collective sports games have been over the years the target of many different researches. In what concerns to Futsal, and mainly because of its “youth”, there is still many more to add. The aim of this study was to supply some existing gaps in the approach of this modality. We aimed to assess to the understanding of Physical Education Teachers (responsibles by teams/groups of Futsal – male under 13) from the regional zone of Viseu about the more appropriate methodologies on the approach of this modality in students at the age range of ten to thirteen years old (10 to 13). The participants were 14 Physical Education teachers Semi-structured interviews were carried out and the data were analyzed through the technique of content analysis. The elaboration of the categories had been defined a priori and a posteriori. The software QSR NVivo 11 was used in coding the transcripts of the interviews. According the interviewed coaches we concluded that i) they use the global method as the best to apply to their ambitions and privilege the 1-2-2 and 1-3-1 game structures on their tactic teams organization, essentially due to the solidity defensiveness that presents; ii) they privilege the defense area because it is easier for students to understand besides they privilege the functional structure (GR+4)X(4+GR) due to the formal game application during the training sessions; iii) they don´t consider that the work of the specific principles is important in this age, however they choose the mobility (offensive principle) as the most important at this age range; iv) the training sessions organization are of about 90+45 minutes but there are several constraints to its implementation (school timetables, teachers, parents and transports); v) competition boards are considered inadequate; vi) they support that federated athletes should take part on School Sports, highlighting that it doesn’t exist an interconnection between School Sports and Federated Sports.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Escola , Ensino , Modelos , Jogos desportivos coletivos , Metodologia , Organização estrutural , Organização funcional , Análise de conteúdo
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