Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7809
Title: Proposta de corredor verde ciclável da cidade de Guimarães
Authors: Gomes, Joana Marina Alves
Advisor: Rodrigues, Frederico Meireles
Moita, Diana
Keywords: Arquitetura paisagista
Guimarães (Portugal)
Corredores verdes
Rede ciclável
Issue Date: 5-Jul-2017
Abstract: O presente trabalho visa o estudo dos espaços verdes de Guimarães com o intuito de criar um Corredor Verde para a cidade associado a Rede Ciclável proposta pela Câmara Municipal e ligando os principais espaços verdes, serviços e equipamentos. De forma a cumprir este objetivo foram estudados conceitos como Estrutura Verde, Estrutura Ecológica, Corredor Verde e Rede Ciclável. Para a melhor compreensão dos espaços verdes de Guimarães foi feito um levantamento dos mesmos, agregando-os por tipologias. Procedeu-se a análise de casos de estudo para um melhor entendimento deste tipo de projetos, e quais as soluções que levam ao sucesso. A área de intervenção foi definida de maneira a abranger a área urbana principal e a respetiva rede cicloviária, os principais espaços verdes, serviços e equipamentos, A análise dos casos de estudo e da área de intervenção permitiu o desenvolvimento de um conjunto de orientações para a criação de corredores verdes cicláveis que traduzam ideias como acessibilidade, integração de modos suaves de transporte, medidas de acalmia de trânsito, coexistência e existência de zonas 30.Percebeu-se a importância de integrar estes corredores na estrutura verde e de delimitar um percurso que ligasse os principais espaços verdes, equipamentos e serviços da cidade. Deste trabalho resultou uma proposta de uma Rede de Corredores Verdes Cicláveis concretizável a partir da integração dos principais espaços verdes e da ligação entre estes através do aproveitamento e reconversão de espaços degradados e desqualificados, promovendo a regeneração urbana e a partir da integração da rede de corredores verde cicláveis hierarquizados por tipo e por grau de prioridade. Resulta assim um percurso de ecopista (de caráter mais rural), um percurso prioritário (de caráter urbano) e um percurso secundário (também de caráter urbano) que constitui uma alternativa ao primeiro e estende a rede, fazendo a ligação a espaços verdes de referência e aos principais serviços. Para o Corredor Verde Ciclável Principal são apresentadas um conjunto de orientações e propostas específicas, de forma a facilitar a implementação do mesmo.
This work aims to study the green spaces of Guimarães in order to create a green corridor to the city associated with cycling network proposed by the city and connecting the main green spaces, services and equipment. In order to achieve this objective were studied concepts such as Green Structure, Ecological Network, Green Corridor and cycling network. For a better understanding of green spaces of Guimarães was made a survey of them, adding them by types. We proceeded to the analysis of case studies for a better understanding of such projects, and what solutions that lead to success. The target area was defined in order to cover the main urban area and its cycling network, the main green spaces, services and facilities, the analysis of case studies and intervention area allowed the development of a set of guidelines for creation of cycle green corridors reflecting ideas such as accessibility, integration of soft modes of transport, traffic calming measures, co-existence and existence of zones 30.Percebeu the importance of integrating these green corridors in the structure and to define a route linking the main green spaces, equipment and city services. This work resulted in a proposal of bike lanes Green Corridors Network executable from the integration of the main green spaces and the connection between them through the use and conversion of degraded and disqualified spaces, promoting urban regeneration and from the corridors network integration green bike lanes classified by type and priority. Thus resulting in a Ecotrail path (of more rural character), a priority route (urban in character) and a secondary route (also urban character) that is an alternative to the first and extending the network, linking the green spaces of reference and to key services. For the Green cycling Main Corridor provides a set of specific guidelines and proposals in order to facilitate implementation.
Description: Dissertação de Mestrado em Arquitetura Paisagista
URI: http://hdl.handle.net/10348/7809
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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