Relatório de Estágio: proposta de documento orientador para o ensino de basquetebol na escola

Data
2017-07-17
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório pretende expor o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, que se desenvolveu na Escola Secundária Morgado Mateus, em Vila Real, no ano letivo de 2015/2016. O núcleo de estágio foi composto por quatro alunos, finalistas do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo como Orientador Pedagógico, o Professor Carlos Pires e como Orientadora Científica a Professora Doutora Ágata Aranha, que acompanharam todo o percurso e todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo, procurando sempre potenciar o nosso desenvolvimento contínuo e integral. Terminado agora um dos anos letivos mais marcantes de toda a minha formação académica, é tempo de expor e refletir acerca de todo o trabalho que tenho realizado desde setembro até junho. Aqui partilho as aprendizagens que fiz ao longo do ano, as dificuldades com que me deparei, os erros que cometi e todas as estratégias que utilizei e conselhos que segui para tornar melhor a minha intervenção como professora estagiária na escola que me acolheu, quer no âmbito da prática pedagógica na turma que me foi atribuída, quer no âmbito de todas as atividades extracurriculares, quer na relação estabelecida com toda a comunidade escolar. Este relatório está dividido em duas partes: Parte I – Relatório de Estágio (parte dedicada a todas as atividades desenvolvidas em meio escolar e relativas à minha intervenção como professora estagiária) e Parte II – Proposta de documento orientador para o ensino de basquetebol na escola (projeto desenvolvido como complemento à obtenção do grau de Mestre em Educação Física). A proposta de documento orientador para o ensino de basquetebol na escola surge como forma de dissipar algumas das dificuldades que foram aparecendo ao longo do ano letivo. Apesar de ser um documento com cariz meramente informativo e de opinião pessoal, será mais uma ferramenta de consulta para elaborar unidades didáticas e alargamento do leque de conteúdos e ideias para levar o ensino de basquetebol para fora do contexto habitual.
This report aims to present the work done during the teaching practice, which has developed in high school Morgado Mateus, in Vila Real, in the academic year 2015/2016. The training group consisted of four students, Masters finalists in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, with the Pedagogical Advisor, Professor Carlos Pires and as a Scientific Advisor Dr. Professor Ágata Aranha, who accompanied all the way and all the work carried out throughout the school year, always trying to enhance our ongoing and integral development. Finished now one of the most important school years all my academic training, it is time to expose and reflect on all the work I have done from September to June. Here I share the learnings I did throughout the year, the difficulties I encountered, the mistakes I made and all the strategies that I have used and advice to follow to make better my intervention as a trainee teacher at school who welcomed me, either under the pedagogical practice in the group that was assigned to me, whether under all extracurricular activities, either in the relationship established with the whole school community. This report is divided into two parts: Part I -­ Training Report (part dedicated to all activities in middle school and concerning my intervention as a trainee teacher) and Part II -­ Proposal for guiding document for basketball teaching in school (project developed as a complement to the degree of Master of Physical Education). The draft guidance document for basketball teaching in school appears as a way to dispel some of the difficulties that were appearing throughout the school year. Despite being a document merely informative nature and personal opinion, it will be a query tool to develop teaching units and expanding the range of content and ideas to take the basketball teaching out of the usual context.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Basquetebol , Estágios pedagógicos , Professores , Escola , Ensino
Citação