Atitudes dos alunos face à Educação Física e a sua relação com o sucesso escolar

Data
2017-07-17
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo teve como objetivo a análise das atitudes dos alunos face à Educação Física, bem como as diferenças de atitudes dos mesmos em função do género, ano de escolaridade e resultados escolares (média do nível ou média das classificações obtidas no final do ano letivo 2015 2016). Para o efeito foram analisados os dados de 605 alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores. Desta amostra constam: 379 alunos do ensino do 3º ciclo dos quais 192 do género feminino e 187 do género masculino com uma média de idades de 14 anos (+ 1,39); 226 alunos do ensino secundário dos quais 128 do género feminino e 98 do género masculino com uma média de idades de 16 anos (+ 1,12). Os indivíduos da amostra responderam ao Questionário de Atitudes dos Alunos face à Educação Física (QAAEF), validado por Pereira, Costa e Diniz, que avalia as seguintes dimensões: “gosto dos alunos pela Educação Física e suas matérias, bem como a satisfação/prazer dos mesmos nas aulas dessa disciplina”; “importância da Educação Física” e atitude global. Foram também analisadas as médias dos níveis ou classificações obtidas no final do ano escolar. Os resultados mostraram que: os alunos apresentam na generalidade uma atitude positiva face à Educação Física; os rapazes manifestaram uma atitude mais positiva do que as raparigas; com o aumento do ciclo de ensino as atitudes positivas tendem a diminuir; existe uma relação positiva entre as atitudes e as classificações da disciplina de Educação Física; não foram encontrados valores estatisticamente significativos entre as atitudes e a média global.
This study aims to analyse the attitudes of students towards physical education, as well as their differences in attitudes by gender, age, grade they are currently in (years of education) and school results (average level or average of the marks obtained at the end of the 2015/2016 school year). For this purpose were analysed the data of 605 students of Escola Secundária Manuel de Arriaga, high school located in the island of Faial, Azores islands. This sample relates to: 379 middle school students, 192 female and 187 male, averaging 14 years old (+ 1,39); 226 high school students, 128 female and 98 male, averaging 16 years old (+ 1,12). The individuals in the sample responded to the Students Attitudes Questionnaire towards Physical Education (SAQPE) validated by Pereira, Costa and Diniz, which assesses the following dimensions: "students interest in Physical Education and its subject matter, as well as their satisfaction / pleasure in the classes of this subject"; "Importance of Physical Education" and overall attitude. Student data were analysed in regard to the average levels or grades obtained at the end of the school year. The results showed that: the students present, in general, a positive attitude towards Physical Education; boys showed a more positive attitude than girls; throughout the school years, positive attitudes tend to decrease; there is a positive relationship between the attitudes and classifications of the Physical Education; no statistically significant values were found between the attitudes and the global mean.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Sucesso escolar
Citação