Análise, especificação e implementação de uma plataforma eletrónica de comércio de produtos personalizáveis pelo utilizador

Data
2017-08-16
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Com o número de utilizadores na Internet a aumentar cada vez mais, as empresas sentem a tentação de expandir o seu negócio para este novo conceito, principalmente através da criação de plataformas Web destinadas ao comércio dos seus produtos ou serviços (Gonçalves, Martins, Pereira, Cota, & Branco, 2016). Ainda assim, desenvolver e disponibilizar ao público uma plataforma Web de comércio eletrónico não é fiança suficiente de sucesso, pois existem outros requisitos com elevada importância, tais como a capacidade de responder de forma rápida e eficiente às necessidades dos clientes e a garantia de confiança (Gonçalves, Gomes, Martins, & Marques, 2014a). Nos últimos tempos, as exigências dos clientes têm-se tornado um problema acrescido, fazendo com que desejem ser eles próprios a personalizar os produtos que querem comprar. Esta exigência e procura dos clientes por produtos personalizados tem sido um problema crescente com que as empresas se têm deparado. Uma das formas das organizações conseguirem responder de forma eficiente às exigências dos clientes é implementar na sua plataforma de comércio eletrónico uma ferramenta que permita oferecer aos clientes exatamente aquilo que eles querem, ou seja, personalizar os produtos que desejam comprar (Da Silveira, Borenstein, & Fogliatto, 2012). Assumindo o anteriormente mencionado, a presente investigação pretende atingir uma resposta para a seguinte questão: “Será possível construir uma plataforma de comércio eletrónico economicamente acessível e em pouco tempo que permita a personalização de produtos em tempo real?”. Desta forma, e tendo em conta todo um enquadramento bibliográfico realizado, foi assumida como contributo, para toda a temática previamente identificada, a criação de um guia com indicações técnicas e práticas sobre como melhorar o desempenho das plataformas de comércio eletrónico das organizações através da incorporação de ferramentas de personalização em tempo real de produtos.
With the increase number of users on the Internet, companies feel tempted to expand their business to this new concept, particularly through the creation of Web platforms for trade in their products or services. Nevertheless, develop and make available to the public an e-commerce Web platform is not sufficient guarantee of success because there are other requirements with high importance, such as the ability to respond quickly and efficiently to customer needs and trust assurance. In recent years, the demand from customers has become an increasing problem, making them want to be themselves to customize the products they want to buy. This requirement and high customer demand for customized products has been a growing problem that companies come across. One way organizations manage to respond efficiently to customer requirements is through the implementation of a tool in their e-commerce platform that allows to offer customers exactly what they want, in other words, customize the products they want to buy. Assuming the previously mentioned, the present research aims to reach an answer to the following question: "It will be possible to build an economically accessible e-commerce platform in a short time that allows product customization in real time?". Thus, taking into account all bibliographic framework done, it was taken as a contribution to all previously identified theme, the creation of a guide with technical information and practices on how to improve the performance of e-commerce platforms of organizations by incorporating product customization tools in real time.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática
Palavras-chave
Comércio eletrónico , Produtos , Clientes , Plataformas
Citação