Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7971
Title: O treino funcional no desenvolvimento da aptidão física dos alunos do ensino básico e secundário
Authors: Silva, Luís Fernando de Madureira Ferrás da
Advisor: Saavedra, Francisco José Félix
Mortágua, Luís Miguel Figueiredo
Keywords: Educação física
Treino
Aptidão física
Issue Date: 25-Aug-2017
Abstract: A Educação Física tem como desígnio o desenvolvimento dos discentes, quer a nível físico, quer motor, sem descurar as habilidades motoras e desportivas. O Treino Funcional aplicado em contexto escolar, nomeadamente, em alunos do ensino secundário, poderá ser um recurso válido no desenvolvimento da aptidão física, designadamente nas capacidades motoras. Tivemos como objetivo avaliar o efeito de um programa de treino funcional, durante as aulas de educação física, no desenvolvimento da aptidão física dos alunos, de ambos os sexos, do ensino secundário. O estudo desenvolveu-se com cinquenta e dois alunos, com idades compreendidas entre os quinze e dezassete anos, distribuídos aleatoriamente em dois grupos de estudo (grupo experimental n = 26 versus grupo de controlo n = 26). Recorremos à bateria de testes FitSchool para avaliar a aptidão física funcional (pré e pós teste). Utilizámos programa SPSS versão 22.0, para Windows. Para comparação dos dois grupos de estudo utilizamos o teste t para amostras dependentes. Para comparar a evolução do desempenho recorremos ao teste t para amostras emparelhadas. O nível de significância foi estabelecido em p ≤ 0.05. O desempenho das alunas do grupo de controlo foi superior ao das raparigas do grupo experimental. Verificou-se o mesmo padrão nos rapazes do grupo de controlo, em relação ao grupo experimental. As raparigas, na avaliação inicial, tiveram quatro exercícios e uma prova com diferenças estatisticamente significativas. Tanto as raparigas como os rapazes, no grupo de controlo, evidenciaram melhor aptidão funcional. Após a intervenção observou-se melhores desempenhos, tanto no grupo experimental como no grupo de controlo. Como conclusão, o treino funcional proporcionou benefícios na aptidão física funcional, em ambos os grupos de estudo. Parece-nos fundamental a inclusão, nas aulas de educação física, de blocos de desenvolvimento das capacidades motoras, através de exercícios de treino funcional, com o objetivo de promover a capacidade de desempenho nas atividades de vida diária, como também, nas habilidades técnicas determinantes de obtenção de rendimento nas modalidades desportivas.
Physical Education has as its goal the development of students, both physically and motor, without neglecting motor and sports skills. Functional training applied in a school context, namely in secondary school students, may be a valid resource in the development of physical fitness. The purpose of this study was to evaluate the effect of a functional training program during physical education classes on the development of the physical fitness of students of both genders in a secondary school. The study was developed with fifty-two students, aged between fifteen and seventeen years, randomly assigned to two study groups (experimental group n = 26 versus control group n = 26). To evaluate functional physical fitness we used the FitSchool battery (pre and post test). We used SPSS software version 22.0, for Windows. To compare the two study groups we used the t-test for dependent samples. To compare the evolution of performance we used the t-test for paired samples. The level of significance was maintained at p ≤ 0.05. The performance of the girls in the control group was higher than in the experimental group. The same pattern was observed in boys in the control group, relative to the experimental group. The girls, in the initial evaluation, had four exercises and one test with statistically significant differences. Both, girls and boys in the control group, showed better functional aptitude. After the intervention, better performances were observed both in the experimental group and in the control group In conclusion, functional training provided benefits in functional physical fitness in both study groups. It seems to us fundamental to include, in physical education classes, blocks of motor skills development, through functional training exercises, with the objective to promote the performance capacity in daily life activities, as well as in the determining technical skills in sports.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/7971
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_lfmfsilva.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.