Ferramenta para gerar automaticamente perguntas de matemática

Data
2017-08-28
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Projetos de investigação
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Resumo
O matUTAD consiste num jogo de matemática, concebido para alunos que frequentam o 3.º Ciclo do Ensino Básico, correspondente ao 7.º, 8.º e 9.ºanos de escolaridade, tendo como principal objetivo a correta resolução de problemas. Este estudo teve como intuito melhorar o jogo matUTAD (existente desde 2003) e onde inicialmente as questões apresentadas eram elaboradas individualmente, tendo como referência a matéria lecionada nos respetivos anos letivos. Esta investigação procurou gerar automaticamente as questões; programar a plataforma de forma a incorporar a criação de perguntas automaticamente; incorporar as novas perguntas na base de dados à base de dados do matUTAD original; refletir sobre a forma como são apresentadas as questões e modificar a aplicação de acordo com a opinião dos utilizadores. Esta plataforma permitirá assim avaliar os conhecimentos dos alunos, no que concerne ao nível dos conhecimentos matemáticos adquiridos sem perguntas repetidas, no final de cada ano letivo, bem como, proporcionar a oportunidade de criar pequenas competições em cada escola e inter-escolas, de modo a motivar o estudo no que diz respeito à resolução de problemas e aguçar o espírito competitivo de uma forma mais abrangente e imparcial. Em jeito de conclusão podemos afirmar que os melhoramentos propostos ao jogo matUTAD, desenvolvido através dos programas JAVA e MySQL, foram essenciais para um melhor funcionamento do jogo, bem como para a visualização e compreensão das questões efetuadas. As novas perguntas contribuíram para melhorar a experiência de jogo. Este jogo tem a vantagem de poder ser melhorado de acordo com as características e dificuldades dos utilizadores. Quem sabe, num estudo futuro, o jogo se desenvolva de forma a permitir criar relatórios individuais por aluno, de maneira a que os professores possam avaliar o grau de compreensão matemático dos alunos, ou até mesmo evolua de forma a que os próprios alunos possam utilizar o jogo em telemóveis e/ou tablets para ter noção se adquiriram, ou não, os conhecimentos pretendidos.
matUTAD consists on a mathematical game, conceived for students attending the 3rd cycle of basic education, corresponding to 7.º, 8.º e 9.º years of schooling, with the main objective basing on correct troubleshooting. This study was intended in improving the game matUTAD (existing since 2003) and where the questions presented were initially designed individually, with reference to the matter taught in their respective school years. This research sought automatically generate questions; to program the platform in order to incorporate automatically created questions; incorporate the new questions from the testing Data Base to the matUTAD’s own Data Base; reflect on how the questions are presented e modify the application according to the feedback from users. This platform will then permit to assess the students’ knowledge, regarding the level of mathematical knowledge acquired without repeated questions, at the end of each school year, as well as, it will provide the opportunity to create small competitions in each school and interschools, in order to motivate the study in regards to troubleshooting and sharpen the competitive spirit in a more comprehensive and impartial manner. In conclusion, we can say that the improvements made to the game matUTAD, developed using the tools JAVA and MySQL, were essential to a better functioning of said game, as well as for viewing and understanding of the questions made. The new questions contributed to the increase of the game’s database and improve the game’s experience. This game has the advantage of being able to improved according to the characteristics and constraints of the users. Who knows, in a future study, the game develops in order to allow the creation of individual students’ reports, so that teachers can assess the level of mathematical understanding of students, or even evolves so that the students can use the game in cellphones and/or tablets to get a sense if they acquired, or not, the required knowledge.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Palavras-chave
Jogo , Matemática , Ensino básico , Programação , matUTAD , JAVA
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