A influência das atividades subaquáticas, na aquisição das competências aquáticas

Data
2017
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Resumo
O presente relatório discute a necessidade de se repensar a abordagem tradicional do ensino da Natação. As Atividades Subaquáticas, num olhar pela via da prática, é uma atividade multidisciplinar, a qual pode ser extremamente rica ao nível da experimentação motora e variação de práticas aquáticas e subaquáticas. É neste contexto que se confronta a realidade atual do ensino da Natação com uma realidade mais desejada, de âmbito multidisciplinar. Na sequência da nossa experiência, enfatizou-se, sobretudo, a orientação e adequação dos conteúdos de ensino da Natação para crianças e jovens, população específica nas suas características e necessidades de desenvolvimento. No sentido de se atender a este grupo específico, após se ter salientado a pertinência da multidisciplinaridade, efetua-se uma proposta de abordagem de habilidades motoras subaquáticas básicas, considerando a fase de ensino inicial da Natação. Este relatório visa divulgar a implementação do ensino multidisciplinar da Natação, o qual se considera ser cada vez mais urgente, particularmente pela pouca expressão que as modalidades aquáticas têm tido no contexto desportivo nacional.
This report discusses the need to rethink the traditional approach to swimming teaching. Underwater Activities, in a practical way, is a multidisciplinary activity, which can be extremely rich in motor experimentation and variation of aquatic and underwater practices. It is in this context that the current reality of swimming teaching is confronted with a more desired reality, with a multidisciplinary scope. As a result of our experience, we emphasized, above all, the orientation and adequacy of the teaching contents of Swimming for children and young people, a specific population in their characteristics and development needs. In order to attend to this specific group, after having emphasized the pertinence of multidisciplinarity, a proposal is made to approach basic underwater motor skills, considering the initial teaching phase of Swimming. This report aims to disseminate the implementation of the multidisciplinary teaching of Swimming, which is considered to be increasingly urgent, particularly due to the lack of expression that the water modalities have had in the national sports context.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Natação , Ensino , Multidisciplinar , Atividades aquáticas , Atividades subaquáticas
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