Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8009
Title: Futsal: manual prático
Authors: Poço, Hélder de Sousa
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Keywords: Futebol de salão
Relatórios
Estágios
Alunos
Futsal
Abordagens metodológicas
Jogos condicionados
Issue Date: 2017
Abstract: O presente estudo, como primeiro capítulo, foca-se, particularmente, num trabalho de observação e intervenção de dois anos de escolaridade (10º e 11º), inseridos num Agrupamento de Escolas do Distrito de Vila Real. Inicialmente, será feita uma análise dos dados recolhidos, com o intuito de se elaborar uma planificação anual. Neste seguimento, foi, ainda, dado especial ênfase, às expectativas iniciais, tendo em conta a adaptabilidade de estratégias adotadas, indo ao encontro de inovações criativas e dinâmicas, promovendo o profissionalismo enquanto professor de Educação Física. No segundo capítulo, achou-se pertinente começar por uma revisão bibliográfica com o objetivo de analisar as abordagens tradicionais até às novas abordagens do ensino dos Jogos Desportivos Coletivos, tendo sempre mais em foco a modalidade de Futsal. Posteriormente, e como uma alternativa às metodologias tradicionais, apresenta-se uma proposta de exercícios com base nos jogos condicionados, seguindo as ideias da Metodologia Estruturalista. É, neste contexto, que o principal objetivo, é provocar nos profissionais um pensamento reflexivo, crítico e analista acerca das metodologias de ensino adotadas na realidade escolar.
The present study, as a first chapter, focuses, in particular, on observation and intervention of two years of schooling (10th and 11th), inserted in a School Grouping of the Vila Real District. Initially an analysis of the collected data will be made, with the intention of elaborating an annual planning. In this follow-up, special emphasis was also placed on initial expectations, taking into account the adaptability of strategies adopted, meeting creative and dynamic innovations, promoting professionalism as a teacher of Physical Education. In the second chapter, it was pertinent to start with a bibliographical review with the objective of analyzing traditional approaches to the new approaches of teaching Collective Sports Games, always focusing more on the Futsal modality. Subsequently, as an alternative to traditional methodologies, a proposal of exercises based on conditioned games is presented, following the ideas of the Structuralist Methodology. It is in this context that the main objective is to provoke in the professionals a reflexive, critical and analytical thinking about the teaching methodologies adopted in the school reality.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/8009
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_hspoço.pdf
  Restricted Access
9,78 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.