O papel do encarregado de educação no processo de formação do jovem jogador de futebol

Data
2017
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Resumo
Este relatório reporta-se à atividade desenvolvida nos últimos nove anos no Boavista F.C. - escola de futebol Panterinhas e F.C. Porto – escola de futebol Dragon Force. É um relato essencialmente reflexivo da minha prática profissional com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física. O Futebol é um fenómeno desportivo e social ímpar a nível mundial. Exerce sobre todos os indivíduos e, especialmente sobre crianças e jovens, um encantamento singular e indescritível, o que torna adequada a racionalização dos métodos de formação e o entendimento dos seus principais agentes, o treinador, os jogadores, dirigentes e encarregados de educação. Ser Treinador de Futebol de Formação é uma função que obriga um profundo saber e percepção de duas realidades bastante específicas, sendo a primeira o próprio Futebol de Formação e a segunda as crianças e jovens jogadores, com os quais se contacta. É uma profissão que implica, nos dias de hoje, uma capacidade duradoura para lidar com toda a comunidade desportiva, em especial os Encarregados de Educação. Face ao exposto pretende-se destacar na revisão da literatura a caracterização do Futebol, o papel deste, enquanto jogo desportivo coletivo, o papel do treinador de formação e as características de excelência do mesmo. Entender as características do jovem jogador de futebol; o que incorpora os regulamentos internos dos clubes/escola; e o cartão vermelho que é dado a todos aqueles que contribuem de forma negativa para a insatisfação, infelicidade e inquietação dos verdadeiros protagonistas no jogo, árbitros, jogadores, treinadores. O presente relatório articula informação proveniente de um percurso profissional de 9 anos e respetivas organizações das épocas desportivas. A importante experiência no departamento de scouting do F. C. Porto que permitiu uma evolução gradual e especifica na observação de jogadores com potencial para integrar a equipa do F.C.P. O Futebol é um jogo de relações e a partir destas, desenvolveu-se uma análise critica sobre o papel dos Encarregados de Educação na relação com a escola, jogadores e treinadores.
This report refers to the activity developed over the past nine years at Boavista F.C. – Panterinhas and F.C. Porto Dragon Force football schools. It is essentially an account of a professionals practice that culminates in the accomplishment of a Master's degree founded under the theme – “Teaching Physical Education”. Football is a unique sporting and social phenomenon worldwide. It exerts a singular and indescribable enchantment on all individuals, especially on children and young people. This remarkable fascination validated the analysis of the rationalization of the training methods and the understanding of its main agents, the coach, the players, the leaders and the guardians. Being a Training Coach is a function that requires deep knowledge and perception of two very specific realities, the first, Football itself and the second, the children and young players with whom the coach interacts. It is a profession that presently implies an ding/anding capacity to deal with the entire sports community and particularly, with the athlete’s parents. In this perspective, the chapter - “Literature review” intends to highlight the characterization of football, its role as a collective sports game and the role of the coach, observing the characteristics of excellence in the role he plays. Furthermore, the commitment to understand the features of the young soccer players, how they assimilate the internal regulations of the clubs and schools; the red cards signaled to all those with negative contributions, causing dissatisfaction, unhappiness and restlessness to all protagonists in the game, including referees, players and Coaches. This report incorporates information assembled throughout a nine-year professional career in correlated organizations and sporting seasons. The enhanced experience in the scouting department of F. C. Porto, led towards a gradual and specific evolution on observing and spotting players with potential to be selected to join F.C.P´s teams. Football is a game of relationships and is founded on these. This analysis was developed based on the role of parenthood, their interaction with the school, the players and the coaches.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Futebol , Formação , Treinador , Jogadores , Avaliação , Reflexão , Encarregados de educação
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