Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/8012
Título: Youtube no ensino
Autor: Ramos, Pedro José Barbosa
Orientador: Reis, Manuel José Cabral dos Santos
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação
Ensino
Youtube
Data: 2017
Resumo: O presente trabalho divide-se em duas partes, a primeira parte de investigação sobre a disciplina TIC, a evolução desta em Portugal, a utilização das tecnologias na educação e sobre os efeitos da multimédia e vídeo nos alunos, assim como a utilização das novas plataformas por parte destes, como a plataforma Youtube. A segunda parte que representa o relato da minha prática supervisionada durante o estagio curricular. A evolução da disciplina TIC em Portugal sofre várias alterações e reformas durante a sua implementação e desenvolvimento, assim como o processo de ensino e aprendizagem que com a evolução da Sociedade da Informação e o aparecimento de novas tendências a uma grande velocidade, obriga a transformações no ensino e na forma como o professor aborda a sala de aula. Os recursos sempre foram um aliado do professor, desde o quadro de lousã até aos computadores e videoprojectores, estão sempre presentes na sala de aula e cada vez mais ganham destaque, estes acompanham a evolução da sociedade da informação e transformaram-se em plataformas colaborativas de aprendizagem, trabalho em rede e plataformas centradas na internet ou na partilha de informação. Plataformas como o Youtube que centraliza um vasto conteúdo audiovisual, que podem melhorar a aprendizagem do aluno e motiva-los na sala de aula. Estas plataformas necessitam de adequação, mas podem promover melhorias significativas no processo de aprendizagem do aluno. A segunda parte deste trabalho relata o meu estágio curricular na escola Dr.º António de Araújo Correia no âmbito do mestrado em ensino de informática, na qual caracterizo no capitulo da pratica supervisionada, as especificidades do percurso secundário alternativo, nomeadamente os cursos profissionais e as vertentes do curso e da disciplina. Ainda durante o este relato descrevo inúmeras situações relativas á minha pratica supervisionada, a forma como planeei e lecionei as minhas aulas, a turma que me foi atribuída, o espaço físico, o relato das atividades durante as minhas aulas, por fim as reflexões sobre o meu período de prática supervisionada.
This report is divided into two core parts, the first part of research on ICT discipline, its development in Portugal, the use of multimedia in education and the effects of technology and video in students, as well the use of new platforms such as Youtube platform. The second part is the report of my supervised practice during the course stage. The evolution of the discipline ICT in Portugal undergoes several changes and reforms during the stage of implementation and development, the process of teaching and learning with the development of the Information Society and the emergence of new technological trends at a great rate, requires changes in education and how the teacher addresses the class. The resources have always been a teacher's ally from the blackboard frame to the computer and projector, resources are always present in the classroom and increasingly gain importance, they follow the evolution of the information Society at the same speed and have become now collaborative and learning platforms, networks and lot of platforms focused on the internet and information sharing. Platforms like YouTube that centralizes a audiovisual content that can improve and motivate students in the classroom. These platforms need adjustment to the class, but can lead to significant improvements in the student learning process. The second part of this study reflects my traineeship in Dr.ºAraújo António Correia school in the master's degree in computer education, which characterize the intervention area, the specifics of alternative secondary route, including professional courses and course sections and discipline. Also during this report I describe many situations about my supervised practice, how I planned and lead my classes, the group that was assigned to me, the physical space, the report of activities during my classes and finally the reflections on the my period of supervised practice.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática
URI: http://hdl.handle.net/10348/8012
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
msc_pjbramos.pdf
  Restricted Access
2,37 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.