Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8035
Title: Uma visão sobre os órgãos de gestão, nas políticas educativas práticas (práticas – recursos) promotoras no sucesso escolar dos alunos
Authors: Conceição, Paula Neide Reverendo da
Advisor: Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Keywords: Gestão escolar
Docente
Alunos
Sucesso escolar
Issue Date: 2017
Abstract: Na gestão e administração de uma organização escolar, é indispensável “um bom quadro” de Recursos Humanos, visando desta forma o sucesso da sua missão. Os diferentes órgãos responsáveis pela gestão e administração de qualquer instituição deverão possuir os meios necessários, sejam eles humanos, financeiros ou materiais, de forma a usá-los convenientemente em cada situação específica. Também é conveniente que alguns dos membros da comunidade envolvente da localização geográfica da instituição, cooperem com os elementos da comunidade escolar. Destacam-se, os contributos dos pais e/ou encarregados de educação, Associação de Pais, e Câmara Municipal. No entanto, é de interesse que a ligação “Escola-Meio” seja reforçada, através de auxílios recíprocos com outros possíveis parceiros. Tais como: Associações de proteção Ambiental, Desportivas, Culturais; Bombeiros, Centro de saúde, entre outros. De facto, são várias as causas que contribuem para o (in)sucesso escolar, pelo que será importante, que “toda a comunidade educativa” interceda no sentido, não só de atenuar e/ou colmatar as várias falhas verificadas, mas também prevenir outras possíveis. A população “alvo” do nosso estudo é balizada pelos alunos de nono ano e os respetivos professores, assim como, o corpo não docente. Os sujeitos de investigação pertencem ao Agrupamento de Escolas do Concelho de Chaves. pela proximidade com a nossa área de estudo e pela disponibilidade demonstrada pelos órgãos da direção para o estudo de caso. Foram nossos objetivos tentar perceber a importância da gestão escolar para o sucesso dos alunos, analisar o funcionamento dos órgãos do agrupamento de escolas estudado, analisar informação referente à sua localização geográfica, condições físicas, recursos humanos, áreas e modalidades de formação, parcerias e protocolos e ainda medidas implementadas pelos órgãos de gestão promotoras de sucesso escolar dos alunos. A análise foi feita através da aplicação de um inquérito ao corpo docente, aos alunos e ao pessoal não docente do agrupamento. Os resultados obtidos permitiram concluir que embora o Agrupamento em análise concorra para uma efetiva prática pedagógica de sucesso mais ainda há a ser feito já que tanto os alunos como o pessoal não docente e mesmo o pessoal docente consideram existirem algumas falhas passíveis de tornar o sucesso escolar menos eficiente que o desejado. Como mais-valia, há sempre o potencial de que tudo o que é feito pode fazer-se melhor!
In the management and administration of a school organization, it is indispensable "a good framework" of Human Resources, aiming, this way, the success of its mission. The different bodies responsible for the management and administration of any institution must possess the necessary resources, being them human, financial or material, in order to use them appropriately in each specific situation. It is also desirable that some of the members of the surrounding community cooperate with the elements of the school community. Of particular note are the contributions of parents and / or guardians, Parents' Association, and City Hall. It is of great interest that the link “School-Surroundings” be strengthened by reciprocal aid with other possible partners, such as: Environmental Protection, Sports and Cultural Associations; Firemen, Health Centers, among others. In fact, there are several causes for school success or school failure, so it will be throughout all the educational community that one should intervene to bridge the various gaps and combat failure effective and efficiently. The "target" population of our study is scored by the ninth grade students and their teachers, as well as the non-teaching staff. Research subjects belonging to the Cluster of Schools of the Municipality of Chaves, because of the proximity to our area of study and the availability shown by the management bodies for the case study. Our objective was to try to understand the importance of school management to the success of students, analyzing the functioning of the organs of studied group of schools in terms of administrative and pedagogical management, the information related to their geographical location, physical, human resources, areas and modalities of training, partnerships and protocols as well as the measures implemented by the management bodies capable of promoting the students’ academic success. The analysis was made by applying a survey to teachers, students and non-teaching staff of the group. The results showed that, although the schools studied contributed to an effective successful teaching practice, there is still more to be done as both students and non-teaching staff and even teachers consider that there are some flaws that could make school success less efficient than desired. As a plus, there is always the potential of doing things better!
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração Educacional
URI: http://hdl.handle.net/10348/8035
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_pnrconceição.pdf
  Restricted Access
1,28 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.