O design gráfico enquanto prática comunicacional

Data
2017
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório tem como principal objetivo descrever o trabalho desenvolvido em contexto de projeto em ambiente empresarial, de Janeiro a Abril de 2016, na PoppDesign. A reflexão teórica por mim efetuada relaciona conceitos como o design gráfico, a constante mudança das identidades corporativas e a comunicação, revelando as novas tendências de divulgação das marcas, como é o caso das redes sociais. As minhas tarefas dentro da empresa não foram somente ligadas ao design. Assim, a minha abordagem neste relatório será, também, acerca da funcionalidade e receção do objeto final como objeto comunicacional, tendo em conta as novas tendências no mundo do design e a importância que a comunicação tem nesta área. Nesse sentido, para além de relatar as atividades profissionalizantes realizadas no período de estágio, irei refletir sobre a importância da comunicação no desenvolvimento dos projetos. Em detalhe, a reflexão desenvolvida nos termos deste trabalho incide sobre a forma como se processa a comunicação num projeto de design, o briefing, a pesquisa, as soluções e a sua avaliação final. O Projeto encontra-se dividido em duas partes distintas: a primeira corresponde ao Estado da Arte, refletindo a vertente teórica e que resume os conceitos de design mais próximos do trabalho que desenvolvi em contexto de estágio; e a segunda compõe-se pela enumeração e descrição dos trabalhos desenvolvidos em estágio.
The main focus of this technical report is to describe the assignments I worked on at Popp Design, from January to April 2016, during my curricular internship. The report theoretical reflection written on this document relates concepts such as graphic design, the mutability of corporate identities and communication, revealing and unfolding new trends in brand disclosure, such as social media. Inside the company, my tasks were not just about design. Thus, my approach in this project will also be about the functionality and reception of the final object as communicational object, taking into account the new trends in the world of design and, as a final note, the importance that communication has in this field. In addition to reporting the professional activities carried out during the internship period, this dissertation will also reflect on the importance of communication in the development of projects. In detail, it talks about how communication is involved and implicated on not only every work of design, but also in the briefing, the search for the best solutions and final evaluation Finally, this report is divided into two different parts: the first one is more theoretical and talks about the State of Art, which focus more on the work I developed at PoppDesign; the second part enumerates and describes every work done in the internship.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Comunicação e Multimédia
Palavras-chave
Design , Comunicação , Identidade
Citação