As crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular: análise reflexiva de um percurso

Data
2017-11-07
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Resumo
O presente relatório de atividade profissional insere-se no plano da recomendação do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre, no ensino da Educação Pré-escolar do 1º ciclo do Ensino Básico. A sua elaboração visa descrever e refletir criticamente sobre a experiência profissional da autora, enquanto docente do ensino regular, dando um enfoque particular à educação especial. Deparamo-nos cada vez mais com uma variedade de alunos nas nossas escolas com Necessidades Educativas Especiais (NEE) que, tendo em conta as suas características díspares, exigem dos educadores uma atuação pedagógica diferenciada, que vá ao encontro das necessidades de cada um. Tendo em conta a indispensabilidade de inclusão destas crianças na escola atual, o professor deve procurar uma diversidade de “ferramentas” pedagógicas que lhe permitam documentar-se e capacitar-se para orientar da melhor forma os alunos na área da Educação Especial. A participação em ações de formação adequadas a essas necessidades, atualizadas e a partilha e reflexão de diferentes perspetivas com colegas e formadores da área vão, com toda a certeza, contribuir para uma inclusão mais efetiva destas crianças especiais.
The present report on professional activity was conducted within the plan of recommendation of the CRUP - Council of Rectors from de Português Universities, in the university of Trás-os-Montes and Alto Douro, and it was inserted on the circle of studies conducing to the master degree of teachers of pre-school education in the first cycle of basic education. This report was processed with the aim of reflecting critically about the professional experience of the authorship as a teacher of the regular and special education. We often encounter in our schools a variety of students with special educational needs (NEE) which, having in mind their different features, it demands from the teachers a pedagogical differentiated approach, in accordance with everyone's needs. Having in mind the big importance of these kids' inclusion in the schools, the teachers must develop their knowledge in the area of special education taking part in adequate, precise and complementary trainings to the career, to allow them to work successfully with the students. Participation in training actions appropriate to these needs, updated and shared and reflected in different perspectives.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Experiência profissional , Necessidades educativas especiais , Reflexão crítica
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