Desenvolvimento de competências em literacia de informação e pensamento crítico: um mosaico de ideias em torno do trabalho colaborativo em contextos escolar e universitário

Data
2017-11-10
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
2º Encontro BAD ao Sul: a criar comunidades, realizado em 10 de novembro de 2017 https://www.bad.pt/encontrosaosul2/
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Neste artigo pretendemos caracterizar e descrever um projeto experimental de colaboração entre duas bibliotecas (Escolar e Universitária) a desenvolver ao longo do ano letivo 2017-2018 em Vila Real. Considerando que as bibliotecas são a anima das escolas e das universidades, que apoiam as organizações através da partilha de recursos, de conhecimentos e de competências às comunidades envolventes, estas devem desenvolver estratégias e ferramentas de trabalho que contribuam proactivamente para o desenvolvimento sustentável, agindo como catalisadores da inovação, de inclusão e de proximidade. É um projeto transversal temático e metodológico, que integra professores e alunos dos três níveis de ensino, básico, secundário e superior e que se desenvolverá em 5 módulos: estratégias de pesquisa, avaliação e seleção de fontes; organização e uso da informação; plágio, referências e citações; recursos para apresentação de trabalhos; comunicação e avaliação. Criar, em contexto, ambientes propícios à aprendizagem colaborativa encorajando a inovação e o pensamento crítico, aumentando as capacidades literácicas é o nosso propósito.
Descrição
Palavras-chave
literacia da informação , pensamento crítico , trabalho colaborativo , competências
Citação