Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHora, Dinair Leal da-
dc.contributor.authorSilva, Maria José Santana Lobato da-
dc.date.accessioned2018-01-24T14:45:56Z-
dc.date.available2018-01-24T14:45:56Z-
dc.date.issued2018-01-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/8237-
dc.descriptionTese de Doutoramento em Gestãopt
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo geral analisar os resultados da avaliação do Curso de Especialização em Gestão Escolar, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), como estratégia de formação continuada para gestores da rede de Ensino Público em Belém, a partir da percepção dos egressos sobre os elementos constituintes, a estrutura curricular, as atividades técnico-pedagógicas, as contribuições para a gestão da escola, os impactos e as repercussões na rede de ensino. Para o alcance desse objetivo, utilizou-se além do método qualitativo, o método estatístico para dar voz aos números. A pesquisa é aplicada, descritiva e não experimental. Trata-se de um Estudo de Caso, uma categoria de pesquisa cujo objeto é uma unidade analisada em profundidade em que suas características são determinadas pela natureza e abrangência da unidade, bem como pelos suportes teóricos que orientam o trabalho do investigador. Apresenta formato crítico, que revela opiniões e juízos de valores dos sujeitos participantes da pesquisa. Os resultados indicam que o referido curso destaca como estratégia de formação continuada, a gestão democrática, as situações do cotidiano escolar e os exemplos de boa gestão financeira e de preservação de patrimônio escolar. Conclui-se que o curso influencia, positivamente, na prática de novos fazeres dos gestores escolares, apesar de que uma parcela de egressos reconhecerem que ainda são incapazes de lidar, efetivamente e com segurança, com os princípios da gestão democrática.pt
dc.description.abstractThis dissertation aimed to examine the State University of Pará’s Specialization Course in School Management as a strategy of continuing education to the public-school managers in Belém, Brazil, through their perceptions about the school management constitutive elements, the curricular structure, the pedagogical and educational activities, and the impacts and repercussions of that course in the public-school system. This is a case study based on qualitative and quantitative methods, defining an applied, descriptive and non-experimental research. The research results showed that the State University of Pará’s Specialization Course in School Management highlights, as assumptions on continuing education, the participative and democratic management, the school environment and its everyday life issues, a well-done financial administration and the preservation of school patrimony. The study concludes that the course has a positive influence in the school management practices, even though a part of the former students recognizes that they are still incapable of dealing effectively and safely with the principles of democratic management.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectGestão escolarpt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectFormação contínuapt
dc.subjectGestão democráticapt
dc.titleA avaliação do curso de especialização em gestão escolar: uma estratégia de formação continuadapt
dc.typedoctoralThesispt
dc.subject.udc005.7(043)pt
dc.subject.udc371.1(043)pt
dc.identifier.tid101597495-
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_mjslsilva.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.