Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8242
Title: A dimensão ética na formação dos cirurgiões-dentistas no Estado de Minas Gerais - Brasil
Authors: Werneck, Ricardo Rodrigues
Advisor: Azevedo, Maria da Conceição
Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Keywords: Ética
Ensino
Educação
Odontologia
Issue Date: 25-Jan-2018
Abstract: A ideia de desenvolver um trabalho que tratasse da dimensão ética na formação dos Cirurgiões-Dentistas no estado de Minas Gerais – Brasil surgiu, especialmente, da nossa inquietação relativa ao desinteresse ético nas relações interpessoais, especialmente com o destinatário da atenção odontológica. Com essa motivação, estabelecemos o objetivo geral da investigação: verificar junto às Faculdades de Odontologia mineiras como está sendo planejado, conduzido e apreendido o ensino da Ética e/ou da Deontologia. No entanto, antes de avançar, sentimos a necessidade de esclarecer esses dois conceitos, distinguindo-os e relacionando-os entre si, bem como definindo outros, com eles relacionados, e que se encontram na designação de disciplinas ou nos conteúdos ministrados nos cursos que analisamos. Referimo-nos, em concreto, à bioética e aos seus princípios básicos, ao enquadramento universitário da formação ética, bem como à natureza epistemológica da ética profissional. Seguimos em busca dos estudos já realizados, que pudessem contribuir de forma efetiva para o estabelecimento de um quadro que retrate a realidade do estado em que se encontram as pesquisas relacionadas ao nosso tema. Dessa forma foi empreendida uma busca, prioritariamente por publicações realizadas nos últimos cinco anos, que mostrassem maior relevância e pertinência. Não foram encontrados muitos trabalhos, de modo que selecionamos os identificados, os quais nos proporcionaram uma razoável visão dessa realidade. Metodologicamente é um estudo exploratório, empírico, por meio do qual utilizamos um inquérito por questionário, de forma que a metodologia, com características qualitativas e quantitativas, permitiu-nos aliar as vantagens de ambas. A amostra foi selecionada por critérios subjetivos: foram escolhidas as Faculdades de Odontologia do estado de Minas Gerais – Brasil, sendo, portanto, uma amostragem não-probabilística. A partir da aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Brasil e da Comissão de Ética da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) - Portugal, iniciamos os procedimentos do estudo empírico. A análise dos dados obtidos mediante questões fechadas dos questionários puderam contribuir para ilustrar e permitir uma visão de conjunto do universo pesquisado. Em alguns casos os dados foram considerados com significância estatística. A interpretação dos textos produzidos no questionário foi realizada por faculdade, seguindo a mesma ordem dos itens do questionário. Procedemos, enfim, à análise e discussão das respostas obtidas no questionário, confrontando todos os dados obtidos. De posse dos resultados das análises, pudemos aferir algumas conclusões: apenas três Faculdades de Odontologia inserem a disciplina Ética e/ou Deontologia em seus conteúdos programáticos (uma com a denominação “Legislação e Ética” e duas com “Ética Legal e Bioética”), sendo que nas demais instituições, a ética é desenvolvida como parte do conteúdo de outra disciplina; a inserção da Ética, seja como disciplina independente, seja como parte do conteúdo de outra disciplina, ou desenvolvida de forma transversal, ocorre numa perspectiva dos aspectos punitivos contidos no Código de Ética Odontológica brasileiro; existe pouco interesse pelo assunto por parte dos professores que ministram o conteúdo ou a disciplina de Ética e/ou Deontologia; existe, de modo global, pouco compromisso com a valorização da formação ética e deontológica, de forma que os casos em que verificamos esse compromisso constituem uma minoria, e se manifestaram neste estudo como a inserção da disciplina e tentativa um pouco frustrada de desenvolver o tema transversalmente; um conjunto de fatores se retroalimentam, contribuindo para que o aluno se desinteresse pela disciplina ou conteúdo ética; o cenário mais característico da realidade das Faculdades de Odontologia mineiras é a ausência de planejamento, denotando que a inserção dessa disciplina ou conteúdo acontece por força das diretrizes governamentais; pouco interesse por parte dos docentes sobre o assunto e insatisfação por parte dos alunos com a didática e com os conteúdos dessas disciplinas bem como com o modelo de formação que valoriza as disciplinas clínicas. Diante desse cenário, vislumbramos a possibilidade de incorporar algo da nossa vivência como Cirurgião-Dentista. Como contribuição efetiva, relacionamos algumas medidas que consideramos merecerem ser analisadas pelas Faculdades de Odontologia mineiras: ruptura com o modelo biomédico, direcionando a formação ao enfoque epidemiológico, de forma a priorizar as reais necessidades da população; familiarização e capacitação dos estudantes segundo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); promoção contínua da capacitação e atualização didático-pedagógica do corpo docente; oferecimento da disciplina de Ética e desenvolvimento dos seus respectivos conteúdos de forma transversal; destinação da disciplina de Ética a um docente com formação específica e o desenvolvimento, de forma transversal, da discussão de dilemas éticos que envolvam o atendimento clínico e as políticas de promoção da saúde.
The idea of developing a work that dealt with the ethical dimension in the training of Dentists in the state of Minas Gerais - Brazil emerged, especially, from our restlessness on the ethical disinterest in interpersonal relationships, especially with the recipient of dental care. With this motivation, we set the overall goal of research: check with the Dentistry Colleges of minas how is being planned, conducted and seized the teaching of Ethics and / or Deontology. However, before proceeding, we feel the need to clarify these two concepts, distinguishing them and relating them to each other and defining others related to them, and that are in the designation of subjects or the content taught in courses we reviewed. We refer, specifically, to Bioethics and its basic principles, the university framework of ethics training, as well as the epistemological nature of professional ethics. We followed searching for previous studies, which could contribute effectively to the establishment of a framework that portrays the state of reality in which the researches related to our topic are. Thus it was undertaken a search primarily by publications over the last five years that showed greater relevance and pertinence. We haven’t found many works, so we have selected and identified the ones, which allowed us a reasonable view of this reality. Methodologically is an exploratory empirical study through which we used a questionnaire so that the methodology with qualitative and quantitative characteristics, allowed us to combine the advantages of both. The sample was selected by subjective criteria: We have chosen the Dentistry Colleges of Minas Gerais - Brazil, therefore, being a non-probability sampling. Since the approval of the Ethics Committee Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Brazil and Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Ethics Committee - Portugal, we started the procedures of the empirical study. The analysis of data obtained through closed questions of the questionnaire might help to illustrate and allow an overview of the researched universe. In some cases the data were considered statistically significant. The interpretation of the texts produced in the questionnaire was conducted by faculty, following the same order of the questionnaire items. We proced, finally, the analysis of the answers from the questionnaire, confronting all obtained data. With the results of the analysis, we could assess some conclusions: only three dentistry colleges insert the Ethics and / or ethics course in their syllabus (one with the name "Law and Ethics" and two with the name "Legal Ethics and Bioethics"), whereas in other institutions, ethics is developed as part of the content of other subject; the inclusion of Ethics, whether as an independent subject, either as part of the contents of another subject, or developed crosswise, happens in a view of the punitive aspects contained in the Brazilian Dentistry Code of Ethics; there is little interest in the subject by the teachers who teach the content or subject of Ethics and / or Deontology; There is, in a comprehensive way, little commitment to the enhancement of ethical and deontological training, so that the cases in which we see this commitment are a minority, and demonstrated in this study as the inclusion of the subject and the attempt a little frustrated to develop the theme crosswise; a set of factors feed back, contributing to the student disinterest in the subject or ethical content; the most characteristic scenery of the reality of dentistry colleges from Minas is the lack of planning, denoting that the inclusion of this subject or content happens under the government guidelines; little interest from teachers on the subject and dissatisfaction among students with the teaching and the contents of these subjects as well as the training model that values clinical subjects. Given this scenario, we see the possibility of incorporating something from our experience as a dentist. As an effective contribution, we list some measures that we consider worthy of being analyzed by the Dentistry Colleges of Minas: break with the biomedical model, directing the formation of the epidemiological approach in order to prioritize the real needs of the population; familiarization and training of students according to the principles of the SUS (public healthcare system in Brazil); continued propagation of training and didactic-pedagogic updating the faculty; Offering the Ethics discipline and development of their contents crosswise; allocation of the Ethics subject to a teacher with specific training and development crosswise on the discussion of ethical dilemmas involving clinical care and health propagation policies.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/8242
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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