Um modelo tecnológico para a integração das TI nos "trabalhos de casa"

Data
2018-01-26
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Tal como sugerido pelo título, nesta tese propõe-se um modelo tecnológico que promova a integração das TI nos “Trabalhos de Casa” dos alunos. Para alcançar este objetivo estruturamos este documento em seis capítulos, sendo os primeiros reservados para a revisão de conceitos e introdução de definições, julgados por nós necessários para a total compreensão das decisões tomadas ao longo do desenvolvimento desta proposta, e os restantes para a apresentação da nossa proposta, de alguns resultados e das principais conclusões e propostas de eventuais trabalhos futuros. Assim, apresentamos uma definição e revemos o conceito associado ao termo modelo, com particular destaque para o modelo científico, revendo também a utilização de modelos nos sistemas de informação, na educação e no ensino eletrónico (“`a distância”). Depois revemos a problemática associada à utilização dos “Trabalhos de Casa” (ou “Trabalhos Para Casa” — TPC) como recurso educativo e recordamos a importância do jogo no ensino e aprendizagem das crianças e jovens, evidenciando-se aqui a importância da dimensão lúdica na aprendizagem. Imediatamente antes de apresentarmos a nossa proposta de modelo revemos algumas das características e funcionalidades tipicamente presentes nas plataformas, sistemas e ferramentas internacionalmente disponíveis e tipicamente utilizadas no ensino, com particular destaque para os Learning Management Systems, bem como as possibilidades educativas que estes encerram. A nossa proposta é concretizada na forma de uma plataforma web, de nome PLATINA (“PLataforma de Apoio ao Trabalho Individual do Aluno”, estando a sua versão atual disponível em http://platina.utad.pt). Com esta abordagem pretendemos contribuir para a resolução de problemas em duas classes distintas: em primeiro lugar, contribuir para a divulgação, construção e partilha de recursos educativos, em particular aqueles intimamente ligados ao ensino da Matemática, do Português e de competências de pré-escrita; e em segundo lugar, criar condições mais adequadas para o desenvolvimento de aplicações simples, atendendo ao utilizador médio em termos de TI, tentando suprimir as noções necessárias de programação que atualmente são exigidas por aplicações análogas existentes. Depois de apresentarmos alguns detalhes de implementação apresentaremos e discutiremos alguns dos resultados alcançados, incluindo aqueles que já foram alvo de publicação em revistas e conferências internacionais. Estando nós na presença de uma proposta a ser aplicada e validada pela comunidade escolar, não nos foi possível testá-la com um número mais elevado de alunos e acima de tudo de professores e pais/encarregados de educação. Contudo, como iremos ver, os resultados permitem-nos concluir que as crianças preferem utilizar a plataforma aqui apresentada, bem como o tipo de exercícios que ela disponibiliza, aos materiais e métodos mais tradicionais. Os professores também são unânimes a afirmar que esta plataforma encerra potencialidades que lhes permitirão rentabilizar melhor o seu tempo. O feedback dado por alguns pais também é muito encorajador e motivador.
As the title suggests, this thesis proposes a technological model that promotes the integration of IT in the students’ “Homework”. To achieve this goal we structured this document into six chapters, the first ones reserved for the revision of some concepts and to introduce some definitions, judged necessary for a full understanding of the decisions taken by us during the development of this proposal, and the remaining ones for the presentation of our proposal, of some results, the main conclusions and possible future working directions. Thus, we present a definition and review of the concept associated with the term model, with particular emphasis on the scientific model, but also reviewing the use of models in information systems, education and e-learning. After that, we review the problems associated with the use of “homework” as an educational resource and review the importance of “play” in teaching and learning of children and young people, enhancing the importance of the playful dimension in learning. Just before presenting our proposed model we review some of the functionalities and typically features present on the platforms, systems and tools internationally available and typically used in education, with particular emphasis on the Learning Management Systems, as well as the educational possibilities these contain. Our proposal is implemented in the form of a web platform, name PLATINUM (“PLataforma de Apoio ao Trabalho INdividual do Aluno”—Platform to support the individual student’s work, and its current version is available at http://platina.utad.pt). With this approach we intend to contribute to solving problems in two distinct classes: first, to contribute to the dissemination, building and sharing of educational resources, particularly those closely linked to the teaching of mathematics, Portuguese and pre-writing skills; and secondly, to create best conditions for the development of simple applications, given the average user in terms of IT, trying to suppress the necessary programming skills that are currently required by the existing similar applications. After presenting some implementation details, we present and discuss some of the results achieved, including those who have been already published in international journals and conferences. We are in the presence of a proposal to be applied and validated by the school community, but we could not test it with a higher number of students, in general, and teachers and parents/tutors, in particular. However, as we shall see, the results allow us to conclude that children prefer to use the platform presented here, as well as the type of exercises that it provides, than the more traditional ways and materials of learning. Teachers are also unanimous saying that this platform has capabilities that will allow them to better monetize their time. The feedback given by some parents is also very encouraging and motivating.
Descrição
Tese de Doutoramento em Informática
Palavras-chave
Tecnologias da informação , Modelo tecnológico , Trabalhos de casa , Exercícios , Jogos digitais , Plataformas para o ensino
Citação