A liderança exercida pelo Conselho Geral do Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão e o seu contributo na aprendizagem da Matemática no 2º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de caso

Data
2018-01-30
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O órgão de direção estratégica - Conselho Geral, foi instituído com o objetivo de reforçar a participação das famílias e das comunidades, difundindo assim, a abertura das escolas ao exterior e a sua inclusão nas comunidades locais. Assim, o Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 224/2009, de 11 de setembro, demudado pela segunda vez Decreto-Lei n.º 137/2012, homologa o regime jurídico de autonomia, administração e gestão das instituições públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico. Esta Investigação centrou-se na influência da liderança certificada pelo Conselho Geral, no âmbito das suas proficiências destacadas no Decreto acima suprareferenciado. Desta forma, o estudo a desenvolver será um estudo explicativo e esclarecedor sobre a liderança do Conselho Geral num Agrupamento de Escolas de Vila Real- Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão. Primordialmente, o objetivo passou por refletir a liderança quanto aos distintos níveis de concordância e discordância na tomada de decisões, avaliando qual o seu contributo específico na melhoria das aprendizagens da matemática. Ao longo desta investigação foi relevante compreender que tipo de liderança resulta deste Decreto e qual o seu contributo na direção estratégica responsável pela definição das linhas diretoras da atividade da escola. Outro objetivo, não menos importante, passou por reconhecer a sua participação na elaboração e aprovação, bem como no acompanhamento da concretização do Regulamento Interno e do Projeto Educativo. Tendo em mente a base teórica evidenciada nas lideranças educativas na perspetiva pedagógica e de gestão e administração das instituições educativas, e tendo em conta os objetivos a que me propus inicialmente para esta investigação, efetuei um estudo que especifica a metodologia qualitativa. Assim, numa primeira fase do meu estudo, recolhi e dissequei documentos fornecidos pela escola, que me permitem determinar o seu contexto; seguidamente baseei-me em alguns atores para a minha fundamentação teórica e depois realizei questionários individuais ao Presidente do Conselho Geral, à Diretora do agrupamento e a alguns professores da área da Matemática e recolhi os dados procedentes destes questionários.
The governing body strategically General Council was established with the aim of strengthening the participation of families and communities, spreading thus opening schools abroad and their inclusion in local communities. Thus, Decree-Law No. 75/2008 of 22 April, amended by Decree-Law No. 224/2009 of 11 September, amended the second time Decree-Law No. 137/2012, approves the legal regime of autonomy, administration and management of public institutions of education pre-school, basic teachings. This research focused on the influence of leadership certified by the General Council under its proficiencies outlined in the Decree above referenced. Thus, the study will be to develop a meaningful and enlightening study on the leadership of the Agrupamento de Escolas de Vila Real- Agrupamento Vertical de Escolas Diogo Cão. Primarily, the goal passed reflect the leadership and the different levels of agreement and disagreement in making decisions, assessing what their specific contribution in the improvement of mathematics learning. Throughout this research was important to understand what kind of leadership results of this Decree and what their contribution to the strategic direction of the directors responsible for defining lines of school activity. Another objective, not least, has to recognize their participation in the preparation and approval, as well as in monitoring the implementation of the Rules and the Educational Project. Bearing in mind the theoretical basis evidenced in educational leadership in pedagogical perspective and management and administration of educational institutions, and taking into account the objectives I set out initially to this research, we performed a study that specifies the qualitative methodology. Thus, in a first phase of my study, collected and dissected documents provided by the school, that allow me to determine its context; then I relied on some actors for my theoretical foundation and then realized individual questionnaires to the President of the General Council, the group's director and some of the mathematics area teachers and gathered the data coming from these questionnaires.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Palavras-chave
Liderança , Aprendizagem , Matemática , Autonomia , Poder
Citação