Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8324
Title: Jogos digitais como ferramenta de aprendizagem da língua inglesa para pessoas com deficiência intelectual
Authors: Rodeia, Ana Rita Magalhães
Advisor: Rocha, Tânia de Jesus Vilela da
Bessa, Maximino Esteves Correia
Keywords: Jogos digitais
Interfaces
Pessoas com deficiência intelectual
Língua inglesa
Issue Date: 2018
Abstract: Diariamente, o grupo de pessoas com deficiência intelectual enfrentam as mais diversas dificuldades tanto no acesso físico como digital a serviços e produtos. O apoio à aprendizagem a crianças e adultos com esta deficiência não é exceção. Assim, os recursos e ferramentas para a aprendizagem devem ser desenvolvidos a pensar nas características do público-alvo, mantendo interfaces que apresentem informação clara e de simples compreensão, sendo motivadoras para o uso, apontando a que se atinja um grande nível de eficácia na conclusão de tarefas. Acredita-se que através do uso de tecnologias, se possa encontrar e desenvolver interfaces que sejam interessantes, mantendo níveis de atenção altos, especificamente com os jogos digitais. Estes podem ser considerados uma ferramenta de aprendizagem, pois apresentam diversas vantagens de utilização na educação, sendo o principal, a motivação do aluno para assimilar conteúdos novos. Mas como apresentar conteúdos na interface destes jogos para que possam auxiliar a aprendizagem e levar a um maior nível de eficácia na realização e conclusão das tarefas? É nesta perspetiva que se debruça esta dissertação. Especificamente, no estudo de formas de apresentação do conteúdo como: o texto, o áudio e a imagem e/ou a junção destes conteúdos para se verificar qual deles são os mais adequados para o auxílio da aprendizagem. Para isso, escolheu-se a língua inglesa para a introdução de novos conteúdos, sendo considerado benéfico na aprendizagem, visto que a língua inglesa é muito utilizada em contexto tecnológico. Os resultados deste estudo revelaram indícios de que as pessoas com deficiência intelectual podem aprender inglês, recorrendo a interfaces de jogos digitais, desde que os conteúdos sejam apresentados através de áudio e imagem.
On a daily basis, the group of people with intellectual disabilities face the most diverse difficulties in both physical and digital access to services and products. Support for learning to children and adults with this disability is no exception. Thus, the resources and tools for learning should be developed considering the characteristics of the target audience, maintaining interfaces that present clear information and simple understanding, being motivating to use, pointing to achieving a great level of effectiveness in the conclusion task. It is believed that through the use of technologies, you can find and develop interfaces that are interesting, keeping levels of attention high, specifically with digital games. These can be considered as a learning tool, since they present several advantages of use in education, being the main one, the motivation of the student to assimilate new contents. But how to present contents in the interface of these games so that they can help the learning and lead to a greater level of effectiveness in the accomplishment and completion of the tasks? It is in this perspective that this dissertation is considered. Specifically, in the study of forms of presentation of content such as: text, audio and image and / or junction of these contents to see which of them are most suitable for the aid of learning. For this, the English language was chosen for a introduction of new contents, being considered beneficial in the learning, since the English language is much used in technological context. The results of this study have revealed signs that, as people with intellectual disabilities, they can learn to write digital game interfaces from which audio and image content is sent.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática
URI: http://hdl.handle.net/10348/8324
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msc_armrodeia.pdf
  Restricted Access
2,52 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.