Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/8349
Título: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2ºCiclo de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Autor: Oliveira, Emília de Jesus Teixeira de
Orientador: Sousa, Nuno Domingos Garrido Nunes de
Palavras-chave: Perceção Planeamento
Avaliação
Estágio Pedagógico
Data: 16-Fev-2018
Resumo: O presente relatório pretende descrever todo o trabalho efetuado ao longo do estágio pedagógico, desenvolvido nos ensinos, básico e secundário da Escola S/3 S. Pedro Vila Real, no ano letivo de 2016/2017. A estruturação deste, baseia-se nas linhas orientadas que regulam o estágio pedagógico, onde se encontram expostos de forma detalhada, os procedimentos e caracterização no que respeita à integração das professoras estagiárias na escola, bem como, o seu trabalho no processo ensino-aprendizagem apresentados em todas as práticas letivas e atividades extracurriculares, como as atividades de intervenção na comunidade escolar. Para um professor evoluir na sua realização prática denota-se necessário que o mesmo tenha a capacidade de autocrítica, no sentido refletir acerca dos aspetos positivos ou negativos da sua prática, no sentido de procurar justificações para a decisões tomadas, o que poderá levá-lo a rever os seus conhecimentos teóricos, de forma a reformular a sua prática ajustando-a à realidade do seu público. Assim para desenvolver as competências profissionais enquanto professora estagiária, denotou-se importante abordar os seguintes assuntos: Perceção do Contexto Escolar, Planeamento e Avaliação. Realçando ainda a oportunidade que o estagio pedagógico proporcionou, quanto ao desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, onde procuramos sempre ser proactivas quanto à identificação dos problemas e a sua solução. Desta forma, estarão explícitos todos os assuntos relativos à prática de ensino supervisionado, segundo a opinião de vários autores, realçando uma capacidade de autocrítica segundo as práticas pedagógicas em contexto real.
This report intends to describe all the work carried out during the pedagogical stage, developed in primary and secondary education, of Escola S/3 S. Pedro, Vila Real, in the academic year of 2017/2017. The structure of the report is based on the guidelines that govern the pedagogic stage, where the procedures and characterization are presented in detail, as regards the integration of the trainee in the school, as well as their work in the teaching-learning process, presented in all learner practices and extracurricular activities, such as intervention activities in the school community. For a teacher to evolve in its practical realization it is necessary that it has a self-critical capacity, in order to reflect on the positive or negative aspects of its practice, in the sense of seeking justifications for the decisions taken, which may lead the teacher to review his knowledge, in order to reformulate its practice, adjusting it to the reality of its public. Thus, to develop professional skills as a trainee teacher, it was important to address the following issues: School Context Perception, Planning and Evaluation. I would also like to highlight the development of my professional and personal skills, where I always tried to be proactive in identifying problems and solving them. In this way, all subjects related to the practice of supervised teaching, according to the opinion of several authors, will be explicit, emphasizing my capacity of self-criticism, according to the pedagogical practices in real context.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8349
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado Emilia Oliveira.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.