A importância das rádios locais para a população idosa - O caso da Rádio Terra Quente FM

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2018-02-21
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Resumo
As rádios locais apresentam-se como importantes ferramentas sociais no seio das comunidades envolventes. Para além de preservarem hábitos e costumes, promoverem a identidade local e desenvolverem um sentimento de pertença, são veículos da informação de proximidade e tratam os ouvintes por “tu”, originando uma familiaridade com o público. Esta dissertação surge do interesse pelas rádios locais, em zonas desertificadas, onde a maior parte da população é idosa. Perceber qual a ligação entre a Rádio Terra Quente FM, sediada em Mirandela, e os idosos deste território é um dos objetivos desta investigação, para se compreender se esta faixa da população é o público-alvo da Terra Quente FM. As características diferenciadoras das rádios locais, a ligação ao público, a programação e o público-alvo são os assuntos centrais da investigação, pegando depois no caso específico da Rádio Terra Quente FM. Tendo em consideração os resultados obtidos, pode dizer-se que a audiência da Rádio Terra Quente FM é, maioritariamente, a população idosa, acabando esta por ser, ao mesmo tempo, o público-alvo da emissora.
Local radios present themselves as important social tools within surrounding communities. In addition to preserving habits and customs, promoting local identity and developing a sense of belonging, they are vehicles of proximity information and treat listeners as family, resulting in familiarity with the public. This dissertation arises from the interest in local radios in desertified zones, where the majority of the population is elderly. Perceiving the connection between Rádio Terra Quente FM, based in Mirandela, and the elderly in this territory is one of the objectives of this investigation, to understand if this band of the population is the target audience of Terra Quente FM. The differentiating characteristics of local radios, the connection to the public, the programming and the target audience are the central subjects of the investigation, taking afterwards the specific case of Rádio Terra Quente FM. Taking into account the results obtained, it can be said that the audience of Rádio Terra Quente FM is, mainly, the elderly population, ending this being at the same time, the target audience of the broadcaster.
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Palavras-chave
Rádios locais , Idosos , Comunicação de Proximidade , Audiência , Público-alvo , Rádio Terra Quente FM
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