Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8372
Title: Educação à distância como garantia dos direitos fundamentais
Authors: Santos, Waldiney dos
Advisor: Gomes, Agostinho Costa Diniz
Keywords: Direitos Humanos
Direito à Educação
Educação à distância - EaD
Issue Date: 5-Feb-2018
Abstract: Embora a educação se encontre assegurada pela Constituição Federal como “dever do Estado e direito de todos”, muito ainda precisa ser feito para sua plena efetividade. A pesquisa consiste em um estudo a cerca do conhecimento do direito fundamental à educação elencada na Constituição Federal de 1988, por meio da Educação à Distância (EaD). Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando como instrumentos para a investigação roteiro de entrevistas semiestruturado, realizado por meio de questionários on line. Essa investigação trouxe como resultados a percepção de que o uso da tecnologia nos sistemas educacionais proporciona, sem dúvida, um maior alcance de alunos, sobretudo os alunos que têm dificuldade de acesso aos sistemas tradicionais de ensino, funcionando assim como ferramenta de inclusão social e assegurando a fruição do direito à educação elencado na Constituição Federal. Espera-se, com este estudo, contribuir para melhoria das práticas pedagógicas para o ensino a distância, colaborar com o trabalho dos educadores, em suas diferentes regiões, repercutindo assim, na melhoria efetiva da educação prestada à população.
Although the education is a guarantee by the Federal Constitution as a State’s duty and a rigth To everybody, to assure it’s full effectiveness there is a lot To be done. This research is a study about the knowledge about the fundamental right To the education as pointed in the Federal Constitution of 1988, with distance education.This is an exploratory descriptive study of a quantitative and qualitative approach, using semi-structured interviews as a tool for research, conducted through online questionnaires.This research has resulted in the perception that the use of technology in educational systems undoubtedly provides a greater reach of students, especially students who have difficulty accessing traditional teaching systems, thus functioning as a tool for social inclusion and ensuring the enjoyment of the right to education listed in the Federal Constitution. It is hoped that this study will contribute to the improvement of pedagogical practices for distance learning, to collaborate with the work of educators in their different regions, thus affecting the effective improvement of education provided to the population
URI: http://hdl.handle.net/10348/8372
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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