Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8382
Title: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Authors: Oliveira, Ana Rita
Advisor: Alves, José Manuel Vilaça Maio
Keywords: Estágio Pedagógico
ensino-aprendizagem
reflexão
Issue Date: 12-Feb-2018
Abstract: Este trabalho está dividido em dois capítulos, sendo que o primeiro refere-se ao relatório de estágio onde faço uma descrição pormenorizada do estágio pedagógico que realizei ao longo do último ano letivo (2016/2017), na Escola Secundária Morgado de Mateus, onde me foram atribuídas a turma B e C do 12º ano no primeiro e terceiro período, e a turma A e B do 11ºano durante o segundo período. Abordo também a componente não letiva onde refiro o planeamento das atividades extracurriculares realizadas na escola, a execução e o balanço das mesmas, o trabalho desenvolvido com a turma ao mesmo tempo refletindo sobre os aspetos mais relevantes e as dificuldades sentidas, quer na organização e gestão de todo o ensino, como as estratégias e soluções encontradas para ultrapassar essas dificuldades. A observação de aulas do professor cooperante, da minha colega de estágio e de outros professores, revelou-se também essencial na minha aprendizagem e evolução como docente. Por fim, no segundo capítulo, apresento uma breve reflexão sobre o Papel do Professor Reflexivo, abordando o Currículo Oculto e a sua importância.
This work is divided in two chapters, referring the first one to the traineeship report, where I do a detailed description of the pedagogical training that I made throughout the current school year (2016/2017) in the high school Morgado de Mateus, where have been given to me the classes B and C from 12 degree on the first and third stages and classes A and B from 11 degree during the second stage. I mention also the non-academic aspect, where I refer to the extracurricular activities performed on the school, the execution and the overview of their content, the work developed on the class, thinking, at the same time, about the most relevant aspects and the experienced difficulties, either on the organization and management of all the teaching process, as well as, strategies and founded solutions to overcome those difficulties. The observation of the lessons from the trainees teacher, from my traineeship colleague and other teachers, proved to be fundamental on my learning process and evolution as a teacher. At last, on the second chapter, I present a brief reflection about the Role of the Reflective Teacher, about the Hidden Curriculum and their importance.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8382
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório_Final_Ana_Rita_Oliveira.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.