Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8384
Title: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Authors: Rodrigues, Ricardo de Serpa
Advisor: Aranha, Ágata Cristina Marques
Issue Date: 21-Feb-2018
Abstract: O presente relatório de estágio “Prática de Ensino Supervisionada” tem como finalidade manifestar de forma reflexiva toda a atividade docente exercida durante o ano letivo 2016/2017 na Escola Básica Integrada da Maia, concelho da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel – Açores. Segundo Mafuani (2011), a fase do estágio no “leque” académico de um futuro professor é essencial para a formação integral ainda como aluno universitário. Pois, enquanto se encontra na fase de recetor de conhecimento teórico nas mais diversas disciplinas na universidade não tem oportunidade de relacionar a teoria com a prática no contexto real do lecionar e exercer funções inerentes ao processo de ensino nas escolas. De acordo com Bianchi et al. (2005), o estágio é uma experiência em que o aluno tem a oportunidade de trazer ao mundo real a sua criatividade, independência e caráter tirando ilações sobre as suas crenças e conhecimentos e ainda perceber se a escolha profissional é a pretendida. Cortesão (2002, p. 40) diz que “os docentes universitários ensinam geralmente como foram ensinados, garantindo, pela sua prática, uma transmissão mais ou menos eficiente de saberes e uma socialização idêntica àquela de que eles próprios foram objetos”. Desta forma, permite ainda ao futuro professor desprender-se da formatação do ensino académico, no que diz respeito a teorias e, de certa forma, em relação à própria atividade prática da arte de ensinar, possibilitando que crie desde este período a sua personalidade profissional. Este relatório está desenvolvido em 5 pontos distintos que marcaram a atuação do estagiário no meio da comunidade escolar no ano letivo já referido. O desenvolvimento deste documento está organizado da seguinte forma: revisão da literatura (RL), conhecer o meio de intervenção, intervenção e reflexão sobre a prática desenvolvida durante o ano letivo 2016/2017, outras tarefas desenvolvidas na escola e, por fim, reflexão final e perspetivas futuras. Na RL, pretende-se desenvolver um trabalho de caráter formativo baseado numa revisão bibliográfica com a finalidade de esclarecer alguns aspetos relativos a conteúdos muito específicos e centrados no processo de estágio pedagógico, nomeadamente, estágio pedagógico, supervisão pedagógica, prática reflexiva e pertinência (professor reflexivo) VI e, por fim, motivação dos alunos. De referir que, ao longo de todo o trabalho, estão também apresentadas algumas citações e ideias de autores que fundamentaram algumas decisões tomadas e estratégias seguidas ao longo de todo o estágio. Conhecer o meio de intervenção é também um fator influente em toda a prestação do professor estagiário, sendo este o 1º passo a dar para ter melhores formas de adaptação àquele. Assim, neste ponto, apresentam-se aspetos relativos com a escola, nomeadamente os serviços nela existentes, bem como os espaços desportivos e materiais didáticos e pedagógicos. Também se apresenta e dá a conhecer o currículo e o perfil do orientador cooperante, assim como o projeto curricular da escola, o departamento e por fim a turma. No 3º ponto de desenvolvimento (Intervenção e Reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida durante o ano letivo 2016/2017), estão apresentados os trabalhos realizados relativos a: estudo turma (ET), observações (Observar e ser observado), planeamento (Plano anual, unidades didáticas (UD´s)/reflexão, Planos de aula, práticas pedagógicas e avaliação). Em cada etapa desenvolvida são também apresentados alguns aspetos teóricos com base em autores que se dedicam ao estudo dos temas desenvolvidos e ainda justificações acerca das decisões tomadas, bem como reflexões críticas sobre as mesmas. Também são apresentadas outras tarefas e atividades desenvolvidas na escola que enriqueceram e muito a formação do professor estagiário. Estas tarefas centraram-se, nomeadamente, numa ação de informação (“Treino de Força e Funcional no Processo de Emagrecimento em Crianças do 3º Ciclo”), projeto da autoria do professor estagiário “Queimar Gordurinhas Corporais”, atividades extra curriculares dentro e fora da escola, reuniões e tutorias. A finalizar o trabalho, referem-se as reflexões finais relativas ao programa de estágio desenvolvido, bem como a realidade encontrada e as perspetivas futuras.
The aim of this internship programme report – “Práticas de Ensino Supervisionadas” (Supervised Teaching Practices) – is to reflect upon the teaching activity carried out during the school year 2016/2017 at the Escola Básica Integrada da Maia, Ribeira Grande, Island of São Miguel – Azores. Mafuani (2011) believes that undertaking the internship as a part of the academic background of the student is fundamental for the full education of the teacher-to-be. A student at university is a reveiver of knowledge of the multiple subjects, and doesn’t have the opportunity to relate the theory to the practice in a real-life context. The internship programme will allow the teacher-to-be to establish this relation through not only the teaching practice, but also by taking on other tasks that are also teachers’ reponsibilities at school. According to Bianchi et al. (2005), the internship is an experience in which the student has the opportunity to bring out their creativity, independence and persoanility into a real-life scenario, enabling them to draw conclusions on their beliefs and knowledge, besides getting a real perception of whether teaching really is their profession of choice. Cortesão (2002, p. 40) states that university teachers generally teach the same way they were taught. This will ensure a relatively efficient transmission of knowledge and socialisation similar to that they were subject to. The internship will therefore allow the teacher-to-be to let go of the more theoretical approach of academic teaching and influence, and of the teaching activity itself, enabling them to create their professional personality from this period. This report is developed in 5 different parts which defined the performance of the teacher trainee amongst the school community in the academic year stated earlier. The development of this document is organised as follows: bibliographic review, learning about the environment, intervention and reflection on the practice developed during the school year 2016/2017, other tasks carried out at the school, and finally a final reflexion and future prospects. VIII With the bibliographic review (in the first part) we intend to develop a work of a formative nature, with the purpose of clarifying some aspects relating to some very specific contents and focusing on the pedagogical internship process, namely the pedagogical internship itself, pedagogical supervision, reflective practice and relevance, and finally the pupils’ motivation. It should be noted that throughout the work we will quote some authors whose ideas lie behind the reasoning for some of the decisions made and startegies followed during the internship. Learning about the environment is also an influential factor throughout the entire performance of the teacher trainee, as this is the first step for better adaptation methods to the environment. In this part, we will present some aspects referring to the school, namely the services available, as well as the sports facilities and didactic resources. We will also present the curriculum and the profile of the cooperating teacher trainer, as well as the school’s curricular project, the department and finally the class. In the third part of this report (intervention and reflection on the practice developed during the school year 2016/2017) we will present the work done in relation to: class analysis, observations (observing and being observed), planning (annual plan, didactic units / reflexion, class plan, pedagogical practices and evaluation). In each part, we will also present some theoretical aspects based on authors who studied the themes developed, as well as the reasoning for the decisions and coclusions drawn, and their critical analysis. We will also present other tasks and activities developed by the teacher trainee in the school, which helped enrich his training and education. These tasks focused on an informative session (“Srength and Functional Training in the Weight Loss Process for Children in Middle School”), a project created and developed by the teacher trainee (“Burn Body Fats”), extra-curricular actvities done inside and outside the classroom, meetings and tutorial sessions. To conclude the work, we will refer the final relexion relating to the internship programme, as well as the reality observed and future prospects.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8384
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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