Contributos para um perfil ético das lideranças escolares

Data
2018-01-19
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A dimensão ética da educação escolar ultrapassa as questões socioculturais associadas à democratização do ensino. É notória a quantidade recente de estudos sobre os problemas da autoridade ou legitimidade da educação, sobre os temas de metodologia, dos conteúdos e até das finalidades da educação escolar. Mas também é um facto que a maioria destes estudos não questiona os contornos do foro ético, que poderão justificar a ‘crise’ educativa e que constitu-em o fundamento da educação ou formação sociopessoal da pessoa escolarizada. Pelo seu papel formativo e não simplesmente informativo, a escola é um espaço de exi-gência ética das atitudes, práticas e convicções. Por razões ideológicas e uma visão de ‘em-pregabilidade’ dos escolarizados, essa vertente ética é descurada; e parece hoje reduzir-se a escola à criação de um capital humano para a empregabilidade, sobretudo nas áreas em que o retorno financeiro seja mais promissor. Este trabalho estende o problema ético da liderança a todas as formas que ela possa as-sumir na escola, isto é, desde o papel educativo do professor até ao do diretor. E daí que a questão central pretenda fundamentar a necessidade de encarar a dimensão ética das lideran-ças escolares como uma variável independente para o sucesso da escola – que se mede pela instrução conseguida, mas também pela criação de pessoas humanamente estruturadas como singulares e como solidárias. Integrados nesse sucesso educativo escolar estão também o cli-ma escolar e a realização profissional dos professores. A essa questão são dadas quatro respostas: a primeira e a segunda partem da revisão bi-bliográfica, que inclui não só a dimensão teórico-reflexiva, mas também o relato de inquéritos já analisados. E essas respostas apontam para a inquestionável dimensão ética das lideranças e virtudes correspondentes, bem como para a distinção entre poder e autoridade e para a expres-são ética associada ao tipo de liderança exercido. A terceira resposta deriva dos resultados de um inquérito; e a quarta retoma uma revisão bibliográfica, mas sujeita a uma tentativa de su-peração por complementaridade, procurando responder à questão do que será um líder bom ou até o que será o bem perseguido pela educação. Em destaque aparece o tema das virtudes, abordado com revisão bibliográfica e um in-quérito, dentro de uma preocupação com uma escola do presente e com futuro.
The ethical dimension of education overcomes sociocultural issues associated to the democratization of education. It is notorious the recent amount of studies about authority problems or the legitimacy of education, on the themes of methodology, about the contents and even the purposes of school education. But it is also a fact that the majority of these stud-ies doesn´t question the ethical forum contours, that could justify the educational ‘crisis’ and that constitute the foundation of the education or socio-personal formation of the educated person. Through its formative rather than merely informative role school is a space of ethical demands of attitudes, practices and convictions. For ideological reasons and a vision of 'em-ployability' of those enrolled, this ethical aspect is neglected. and today it seems to be reduced to the creation of human capital for employability, especially in areas where financial returns are most promising. This work extends the ethical problem of leadership to all the forms it can take in school, that is, from the educational role of the teacher to that of the director. Thus the central question is that the ethical dimension of school leadership must be seen as an independent variable for the success of the school, which is measured by the education obtained, but also by the creation of people who are humanly structured as singular and in solidarity. Integrated in this educational success are also present the school climate and professional achievement of teachers. Four answers are given to this question: the first and second part of the bibliographical review, which includes not only the theoretical-reflexive dimension, but also the report of already analyzed inquiries. And these answers point to the unquestionable ethical dimension of the corresponding leadership and virtues, as well as to the distinction between power and authority and to the ethical expression associated with the sort of leadership exercised. The third answer derives from the results of an investigation; and the fourth resumes a biblio-graphical review, but subject to an attempt to overcome by complementarity, trying to an-swer the question of what will be a good leader or even what will be the good pursued through education. The theme of the virtues is highlighted, discussed with a bibliographical review and an inquiry, within a concern with a school of the present and with a future.
Descrição
Palavras-chave
perfil ético , líderes escolares , processo educativo , líder bom , virtudes , autoridade , realização profissional
Citação