Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/8456
Título: Estudo sobre a implementação do surf no programa de educação física do 3º ciclo
Autor: Valente, Paulo Ricardo Gonçalves da Costa
Orientador: Garrido, Nuno
Palavras-chave: Surf (ensino)
motivação intrínseca
3.º ciclo do ensino básico
Educação Física
Data: 16-Mar-2018
Resumo: A presente dissertação de mestrado teve como objetivo principal verificar se será possível incluir o surf como modalidade alternativa a abordar no 3.º ciclo do ensino básico. Para que tal seja possível, procurou-se perceber se os alunos estariam motivados a ter aulas de surf em Educação Física e se os professores desta disciplina estariam disponíveis para ter formação específica sobre surf de modo a poderem lecionar esta modalidade. Tendo como amostra um conjunto de 294 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e 23 professores com responsabilidades neste nível de ensino verificou-se, após tratamento quantitativo dos dados no software IBM SPSS, que a grande maioria dos alunos (173) se sentiriam seguros a praticar surf na escola e que cerca de 247 dos alunos inquiridos gostariam de praticar surf no âmbito da disciplina de Educação Física, reconhecendo no surf uma modalidade que contribui para o seu desenvolvimento físico (199 alunos). Quanto aos professores, apesar de 15 dos 23 inquiridos não terem praticado surf, 22 mostram concordância em que a modalidade seja incluída no currículo do 3.º ciclo do ensino básico, estando 19 destes docentes disponíveis para ter formação na área. O presente estudo possibilitou ainda verificar uma possível ausência de estudos que englobem em simultâneo aspetos relacionados com a motivação dos alunos em quererem ter aulas de surf e com uma implementação prática da modalidade em aula.
The present master's dissertation had as main objectives to verify if it will be possible to include surf as an alternative sport to be taught in the 3rd cycle of basic education. For this to be possible, it was sought to understand if the students would be motivated to take surf classes in Physical Education and if the teachers of this discipline would be available to have specific training on surfing to be able to teach this sport. Having a sample of 294 students from the 3rd cycle of basic education and 23 teachers with responsibilities at this level of education, it was verified after quantitative treatment of the data in the IBM SPSS software that the great majority of the students (173) would feel safe to practice surfing at school and that about 247 of the students surveyed would like to surf in Physical Education, recognizing in surf a sport that contributes to their physical development (199 students). Regarding teachers, although 15 of the 23 respondents did not practice surf, 22 show agreement that the modality be included in the curriculum of the 3rd cycle of basic education, with 19 of these teachers available for receiving formation in the area. The present study also made it possible to verify a possible absence of studies that encompass simultaneously aspects related to the motivation of the students in wanting to take surf classes and with a practical implementation of the modality in class.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8456
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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