Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8489
Title: As TIC e o m-learning no contexto educativo: Uma experiência de integração no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Vilaça, Mara Alexandra Lopes
Advisor: Bastos, Ana Maria de Matos Ferreira
Keywords: 1.º Ciclo
2.º Ciclo
PES
Kahoot
Metodologia de Trabalho de Projeto
Issue Date: 11-Apr-2018
Abstract: O presente relatório centra-se na minha Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado no 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, que decorreu nas turmas de 4.º e 6.º anos de escolaridade. Este trabalho salienta as temáticas da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), particularmente o m-learning e a aplicação Kahoot no processo de ensino e de aprendizagem e a Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP). Na MTP, os alunos têm a oportunidade de aprender os conteúdos das diferentes áreas disciplinares através de um trabalho mais autónomo, de um papel mais ativo e participado, pois o trabalho a realizar parte das suas curiosidades, dúvidas e interesses. Esta é uma metodologia ativa, com muitas potencialidades ao nível do envolvimento do aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Para além da aplicação da MTP nos contextos onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada, 4.º e 6.º anos de escolaridade, promovi simultaneamente a integração das TIC, com a utilização do computador, da internet e de algumas das ferramentas do office para realizarem as pesquisas de informação e a apresentação dos produtos finais. Como vivemos na era dos nativos digitais, é imprescindível trabalhar com os alunos o m-learnig, proporcionando aos mesmos a aprendizagem através de dispositivos móveis. Por isso, na minha Prática de Ensino Supervisionada fiz a aplicação da App Kahoot. Para que esta App (application) seja possível de aplicar numa turma são necessárias algumas ferramentas tais como dispositivos móveis, smartphones ou tablets e acesso à internet. Nas minhas turmas de estágio esta aplicação foi usada como consolidação de conhecimentos e de avaliação formativa, verificando o que alunos aprenderam de facto e detetar possíveis falhas no domínio dos conteúdos abordados através da MTP.
ICT and the m-learning in the educational context: an experience of integration in 1 and 2 Cycle of basic education The present report focuses on my practice Supervised teaching for master degree on the first Cycle of basic education and in portuguese and history and geography of Portugal on the second Cycle of basic education, which was held in groups of 4 and 6 years of schooling. This work stresses the issues of integration of information and communication technologies (ICTs), particularly the m-learning and applying Kahoot on the teaching and learning process and the methodology of project (MTP). In the MTP, students have the opportunity to learn the contents of the different subject areas through a more autonomous work a more active role and participated because the work to carry out part of their trivia, questions and interests. This is an active methodology, with a lot of potential in terms of student involvement in the teaching and learning process. In addition to the implementation of the MTP in contexts where I performed my Supervised teaching Practice, 4 and 6 years of education, promoted ICT integration at the same time, with the use of computer, internet and some of the tools of the office to carry out information searches and presentation of final products. As we live in an age of digital natives, it is essential to work with students mlearnig, providing the same learning through mobile devices. So, in my practice of Supervised Education (PES) did the application of Kahoot App. So this App (application) is it possible to apply in a class are required some tools such as mobile devices, smartphones or tablets and internet access. In my classes to stage this application was applied as the consolidation of knowledge and formative assessment, checking what students learned in fact and detect possible failures in the field of content covered by MTP.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8489
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFE.pdf4,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.