Propostas didáticas para a abordagem de conteúdos gramaticais no 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico

Data
2018-05-02
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A realização do presente trabalho teve como objetivo principal conhecer novas estratégias de ensino da gramática, que se opõem às metodologias de ensino tradicionais. A abordagem de conteúdos gramaticais através do lúdico poderá ser uma das estratégias que ajudam a motivar os alunos a aprenderem conteúdos gramaticais. O presente relatório tem também como objetivo compreender e mostrar o papel do professor no ensino da gramática, que é fundamental nas aulas de Português, sendo essencial referir também a gramática nos Programas de Português no 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico. Além da abordagem de conteúdos gramaticais através do lúdico, este trabalho tem como objetivo mostrar outras técnicas de ensino como opção à metodologia tradicional. Na primeira parte do presente trabalho, apresenta-se um enquadramento teórico subordinado à temática da abordagem de conteúdos gramaticais na aula de Português, refletindo-se sobre a definição de gramática, os tipos de gramática existentes, o papel do professor no que diz respeito à abordagem de conteúdos gramaticais, a gramática nos atuais Programas de Português no Ensino Básico (1.º e 2.º ciclos), o lúdico associado à gramática e para finalizar algumas sugestões de atividades que se podem realizar em sala de aula para a abordagem de conteúdos gramaticais. Na segunda parte do presente relatório, descreve-se a prática de ensino supervisionada que se realizou no âmbito do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Nesta segunda secção do presente relatório, encontram-se as descrições de ambas as turmas de 1.º e 2.ºciclos do Ensino Básico, a caraterização do agrupamento em que as respetivas instituições educativas se encontram inseridas, bem como as atividades desenvolvidas no âmbito do ensino dos conteúdos gramaticais.
The main objective of the present work was to know new grammar teaching techniques, which are opposed to traditional teaching methodologies. The approach of grammatical contents through playfulness may be one of the strategies that helps to motivate students to learn grammatical contents. This report also aims to understand and show the role of teachers in grammar teaching, which is fundamental in Portuguese classes, and it is essential to refer also to grammar in the Portuguese Programs in the 1st and 2nd cycles of Basic Education. In addition to the grammatical content approach through play, this work aims to show other teaching techniques as an option to traditional methodology. In the first part of the present work we present a theoretical framework subtended to the theme The grammatical content approach in the Portuguese Classroom, reflecting on the definition of grammar, the existing types of grammar, the teacher's role with regard to the approach of grammatical contents, the grammar in the current Portuguese Programs in Basic Education (1st and 2nd cycles), the playful associated with grammar and to finalize some suggestions of activities that can be performed in the classroom to approach content grammatical The second part of this report describes the supervised teaching practice that was carried out in the first and second cycles of Basic Education. In this second section of this report are the descriptions of both the 1st and 2nd cycles of Basic Education, as well as the characterization of the grouping in which the respective educational institutions are inserted.
Descrição
Palavras-chave
Gramática , Lúdico , Abordagem de Conteúdos , Prática de Ensino Supervisionada
Citação