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Título: Literacias e energia eléctrica: Estudos de caso sobre a relação existente entre os níveis de literacia e os níveis de eficiência energética demonstrados pelos consumidores.
Autor: Santos, Raul Gomes
Orientador: Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Palavras-chave: Literacia
adultos
Data: 28-Fev-2018
Resumo: A temática da eletricidade numa perspetiva de consumo está presente no quotidiano de todos os cidadãos pela indispensabilidade do serviço que lhe está associado. Todos somos utilizadores ou consumidores, de forma direta ou indireta, de eletricidade, assim como todos beneficiamos das suas potencialidades. Mas o que sabemos sobre o assunto ou que competências dominamos, e qual a importância destes saberes? Pretende-se com este trabalho analisar, compreender, e avaliar a relação existente entre os níveis de literacia associada ao consumo de eletricidade e os níveis de eficiência energética demonstrados pelos consumidores, com base num diagnóstico prévio, de uma amostra composta por 10 casos, levado a cabo no terreno. Trata-se de um estudo inserido no âmbito da educação de adultos, de cariz não formal, que tem como objetivo, para além da obtenção de dados sobre as competências detidas pela população no domínio da energia elétrica, aconselhar para a resolução de falhas detetadas nos pontos de consumo em análise, com recurso a observação direta, entenda-se análise e investigação prática, sensibilizando os visados para a importância da sua otimização, devido ao impacto direto que promove na redução dos custos com a energia elétrica. Na prática os visados são informados, esclarecidos e sensibilizados, através de visitas ao seu local de consumo, sobre os principais fatores que têm impacto direto no preço do serviço de fornecimento de eletricidade, bem como sobre as intervenções que poderão ser levadas a cabo, pelos próprios, no sentido de obterem níveis superiores de eficiência energética com influência direta na fatura da eletricidade. Explorar-se-á na vertente teórica, que enquadra este estudo, o conceito de literacia, a sua relação com os conceitos de escolarização e alfabetização, e a sua evolução e extensão, enquanto recurso com potencial de utilização em função da sua maior ou menor abrangência aplicada nas diversas dimensões e nos diversos contextos da vida social, nomeadamente no domínio específico atrás enunciado.
The issue of electricity from a consumer perspective is present in the everyday life of all citizens because of the indispensability of the service associated with it. We are all users or consumers, directly or indirectly, of electricity, just as we all benefit from its potential. But what do we know about the subject or what competencies we have mastered, and what is the importance of these knowledges? The aim of this work is to analyze, understand and evaluate the relationship between the levels of electricity-related literacy and the levels of energy efficiency demonstrated by consumers, based on a previous diagnosis, of a sample composed of 10 cases, taken out on the ground. This is a non-formal study of adult education, which aims, in addition to obtaining data on the skills held by the population in the field of electrical energy, to advise on the resolution of failures detected in the points of consumption in analysis, using direct observation, is meant analysis and practical research, sensitizing the target to the importance of its optimization, due to the direct impact it promotes in the reduction of costs with electric energy. In practice, visas are informed, clarified and sensitized, through visits to their place of consumption, on the main factors that have a direct impact on the price of the electricity supply service, as well as on the interventions that may be carried out by to achieve higher levels of energy efficiency with a direct influence on the electricity bill. It will be explored in the theoretical aspect, which fits this study, the concept of literacy, its relation with the concepts of schooling and literacy, and its evolution and extension, as resource with potential of use in function of its greater or lesser applied in the various dimensions and in the different contexts of social life, in particular in the specific field mentioned above.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8507
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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