Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8516
Title: O Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Promoção Ambiental da Biodiversidade no Douro
Authors: Cabral, Isabel Maria Pereira Garcia
Advisor: Crespí, António Luís
Abreu, Maria Emília Pereira Simões de
Keywords: Eco-jardins
Douro
Issue Date: 20-Apr-2018
Abstract: Os Jardins Botânicos são espaços onde prevalece a promoção da cultura e do património natural, com um papel determinante na articulação, integração, abertura e ligação destes com os espaços urbanos. São também centros impulsionadores da interligação entre o ambiente e a sustentabilidade, apoiando-se e promovendo a divulgação e conhecimento do recurso vegetal, ao mesmo tempo que proporcionam sinergias entre a comunidade científica, educativa e social. Uma adequada planificação, juntamente com uma gestão sustentável, transformam os Jardins Botânicos em centros de atração de visitantes e um estímulo para a discussão e a partilha de conhecimentos. Estes podem, também, ser considerados uma modalidade particular de museus, como “museus vivos” ou “museus verdes”, mantendo coleções de plantas vivas e importantes centros de germoplasma. O enquadramento geográfico do Jardim Botânico da Universidade de Trásos-Montes e Alto Douro (JBUTAD) constitui uma circunstância determinante para a sua relevância, dentro de cada um dos aspetos científicos, conservacionistas, de lazer e pedagógicos já mencionados anteriormente. O JBUTAD atingiu a sua maturidade e, por conseguinte, merece ser objeto de uma profunda reflexão sobre o seu papel na educação ambiental na Região Duriense, passando este processo, inevitavelmente, por uma consolidação da interação com a sociedade envolvente e da sua representatividade geográfica alargada. A presente dissertação contribuiu para este desiderato com um levantamento, análise e caracterização pormenorizada das coleções vegetais ornamentais em prol de um melhor conhecimento do espólio vegetal existente, demonstrando como os Jardins Botânicos em geral, e o JBUTAD em particular, podem proporcionar ferramentas relevantes de educação ambiental, como guias de divulgação científica e plataformas informáticas, cujos conteúdos promovem a ligação e a divulgação das temáticas estudadas nas Ciências Biológicas e na Engenharia do Ambiente junto da sociedade em geral. Adicionalmente e a título demonstrativo, abordordou-se resumidamente o papel e a importância das plantas nas sociedades humanas ao longo dos tempos. De acordo com os objetivos traçados, a partir dos resultados obtidos foi desenvolvida uma análise SWOT que suportou a discussão visando avaliar a performance do JBUTAD na promoção ambiental da biodiversidade no Douro.
Botanical Gardens are spaces with main aim of promoting natural heritage, through articulation, integration and connection with urban spaces. They boost the interconnection between environment and sustainability, by supporting and advancing knowledge on plant resources thus enabling synergies between the scientific, educational and social communities. Adequate planning and sustainable management allow Botanical Gardens to better attract visitors and foment discussion and knowledge sharing. These spaces can be considered “living museums” or “green museums”, with collections of living plants and germoplasm banks. Describing the geographical context of the University of Trás-osMontes and Alto Douro Botanical Garden (JBUTAD), allows us to better understand the relevance of these spaces in terms of science, conservation, leisure and education. The JBUTAD has reached a level of maturity which deserves a study to understand its role in environmental education in the Douro region, how it has built up an interaction with the surrounding communities and how it has expanded its geographical representativeness. This dissertation aims to survey, analyse and characterise the ornamental plant collections of the JBUTAD to better understand how Botanical Gardens in general and the JBUTAD in particular can provide tools for environmental education, such as guides and information platforms. These tools educate the public on the themes studied in the Biological Sciences and Environmental Engineering. To better understand the role of collections in educating the public, the plant collection “Ages of Man”, which shows the importance of plants for human societies throughout time, was chosen as study case. According to the stated aims, and based on the results, a SWOT analysis was carried out in order to discuss and evaluate the performance of JBUTAD in environmental promotion of biodiversity in the Douro region.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8516
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEBA - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabel Cabral.pdf14,09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.