Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8566
Title: A importância do contacto escolar com a Literatura como motivação para a leitura
Authors: Néri, Liliana Maria Cortinhas
Advisor: Bessa, Luciana Cabral Pereira
Keywords: Análise Crítica
Educação Literária
Issue Date: 8-Feb-2018
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português, História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Encontra-se organizado em duas partes fundamentais: 1.ª Parte – Quadro Teórico –, na qual é feita uma análise cronológica da evolução da Estrutura Curricular respeitante ao ensino concetual do Português nos últimos anos e suas implicações no processo ensino-aprendizagem, assim como da importância dos próprios manuais escolares, enquanto agentes de reconfiguração dos programas escolares (capítulo I), e por compreender a importância da Literatura em contexto escolar como fator de motivação para a leitura, percebendo a relevância de iniciativas criadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura e da elaboração última de documentos de referência com vista ao desenvolvimento da leitura literária das nossas crianças e jovens (capítulo II); 2.ª Parte – Quadro Prático – Desenvolvimento da prática profissional –, na qual é feita uma análise cronológica/reflexiva da atividade profissional desenvolvida ao longo dos anos a que se reporta este relatório, nomeadamente sobre as práticas de leitura literária recomendadas e experiências escolares entretanto realizadas, incluindo, por sua vez, a caraterização das escolas e do meio envolvente, e evidenciando as condicionantes de natureza deontológica, legal, económica, de recursos humanos e de gestão em geral, percebendo a importância das mesmas para a viabilização do Processo Educativo. Nesta secção encontra-se, ainda, uma reflexão final sobre as práticas de leitura literária experimentadas, à luz dos referenciais curriculares instituídos, dos conhecimentos obtidos e das experiências adquiridas em contexto escolar. Concluindo, o contacto escolar precoce com um conjunto de obras e textos literários significativos, na sua forma integral, contribui, fortemente, para o alargamento da compreensão leitora e da capacidade inferencial dos alunos, uma vez que as qualidades intrínsecas à Literatura, enquanto objeto e fenómeno com validade e predicados comprovados, potenciam o desejo de ler de forma autónoma, ativando não só o intelecto, como oferecendo-se para melhor contribuir na escola para um acrescento de motivação leitora.
This report was prepared within the scope of the Master of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese, History and Geography of Portugal of the 2nd Cycle of Basic Education. It is organized in two fundamental parts: Part 1 - Theoretical Framework -, in which a chronological analysis of the evolution of the Curricular Structure regarding the conceptual teaching of Portuguese in recent years and its implications in the teaching-learning process, as well as the importance of the textbooks themselves as agents for the reconfiguration of school curricula (chapter I), and for understanding the importance of Literature in school contexts as a motivating factor for understanding the importance of initiatives created within the framework of the National Reading Plan and the final preparation of reference documents for the development of literary reading of our children and youth (Chapter II); Part 2 - Practical Framework – In which a chronological/reflective analysis of the professional activity developed over the years to which this report is related, namely on recommended literary reading practices and school experiences in the meantime carried out, including, in turn, the characterization of schools and environment, and demonstrating the deontological, legal, economic, human resources and general management conditions, realizing the importance of the same for the viability of the Educational Process. In this section, there is also a final reflection on the literary reading practices experienced, in the light of the established curricular references, the knowledge obtained and the experiences acquired in a school context. In conclusion, early school contact with a set of significant literary works and texts, in its integral form, strongly contributes to the broadening of students' reading comprehension and inferential capacity, since the intrinsic qualities of Literature as an object and a phenomenon with validity and proven predicates, enhance the desire to read autonomously, activating not only the intellect, but also offering to contribute in the school to an increase of reading motivation.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8566
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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