Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8570
Title: Partilha de conhecimento entre docentes do ensino superior: Uma revisão quantitativa da literatura
Other Titles: Knowledge sharing among academics: A quantitative literature review
Authors: Sousa, Nuno
Marques, Carlos Duarte Coelho Peixeira
Leal, Carmem Teresa Pereira
Keywords: Partilha de conhecimento
ensino superior
metanálise
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade do Algarve
Abstract: Neste artigo analisa-se estudos empíricos de natureza quantitativa sobre a partilha de conhecimento entre académicos, correspondendo à primeira fase de um trabalho que pretende estudar a partilha de conhecimento nas instituições de ensino superior portuguesas. Procedeu-se a uma análise quantitativa das 96 relações entre variáveis publicadas em 25 artigos selecionados em três bases de dados de referências académicas. De modo geral, verifica-se que uma parte significativa dos estudos se enquadra na teoria do comportamento planeado, mas apenas dois estabelecem uma relação entre intenção e comportamento. A teoria da troca social está presente de forma mais difusa. O antecedente de partilha mais frequentemente estudado é o sistema de recompensas, mas os seus efeitos são modestos. Os resultados servirão para identificar lacunas na literatura, à luz de teorias e modelos que vêm sendo invocados para compreender a partilha de conhecimento noutros contextos organizacionais.
This paper analyses quantitative research papers on knowledge sharing among academics, as a first step to study knowledge sharing in Portuguese higher education institutions. Research found 96 relationships between relevant variables, published in 25 papers selected in three academic reference databases. From the quantitative analysis of the 96 relationships, it was found that a substantial part may be framed by the theory of planned behaviour, although only two papers have established a relationship between intention and behaviour. The social exchange theory loosely frames many other studies. Reward system is the most studied antecedent of sharing, but its effects happen to be very modest. Ultimately, the results will help to indicate literature gaps in the light of theories and models that have contributed to understand knowledge sharing in a number of organizational contexts.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8570
Document Type: Book Chapter
Appears in Collections:CETRAD - Capítulo ou Parte de Livro
CETRAD - Livro de Ata de Conferência
DESG - Capítulo ou Parte de Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capitulo 30.pdf702,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.