Gestão do conhecimento e inovação como impulsionadores da internacionalização e desempenho das empresas do setor do calçado

Data
2016-02-03
Autores
Marques, Carla Susana Da Encarnação
Marques, Carlos Peixeira
Leal, Carmem Teresa Pereira
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Editora
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
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Resumo
Com este artigo pretende-se perceber os efeitos da gestão estratégica do conhecimento e da inovação no desempenho e internacionalização de empresas de um setor tradicional da economia portuguesa. Escolheu-se a indústria do calçado, devido aos excelentes resultados que tem demonstrado ao nível da inovação, das exportações, da criação de emprego e consequente impacto na economia. Foi aplicado um questionário, validado anteriormente através de entrevistas a gestores executivos e especialistas académicos, às empresas do setor no norte de Portugal, tendo-se recorrido a análise de homogeneidade para descrever as relações estruturais entre as variáveis consideradas. Não obstante o reduzido tamanho da amostra, os resultados indicam que as empresas com elevados níveis de desempenho e internacionalização são também as mais inovadoras e as que têm melhores práticas de gestão do conhecimento. Sugere-se que a gestão do conhecimento pode influenciar a inovação e que esta está fortemente associada ao desempenho. No entanto, quer o conhecimento, quer a inovação, quer mesmo a desempenho, têm um poder relativamente fraco para discriminar entre os diferentes níveis de internacionalização (i.e. desenvolvimento de novos mercados geográficos).
Descrição
Palavras-chave
Gestão do conhecimento , inovação , internacionalização , desempenho , setor do calçado
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