Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/8590
Título: Efeito de género na procura de informação e na motivação para comprar vinho: o papel do conhecimento subjetivo
Outros títulos: Competitividade das Regiões Transfronteiriças
Autor: Marques, Carlos Duarte Coelho Peixeira
Guia, Ana Teresa Bernardo
Palavras-chave: Procura de Informação
Conhecimento subjetivo
Género
Motivações para o consumo de vinhos
Data: 3-Fev-2016
Editora: Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
Resumo: O processamento de informação e as motivações para a compra e consumo de vinho dependem de diversos fatores relacionados com o comprador e com a situação de uso. O género do comprador tem sido apresentado como um dos fatores com influência determinante no processo de compra de vinhos, nomeadamente no tipo e na quantidade de informação utilizada e nas dimensões de motivação. Este artigo introduz uma formulação alternativa dos efeitos de género, considerando-os indiretos, i.e. mediados pelo conhecimento subjetivo do comprador. A validação desta formulação foi efetuada com dados empíricos obtidos numa amostra de 523 compradores entrevistados no ato de compra em grandes superfícies retalhistas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Os resultados obtidos atestam o papel mediador do conhecimento subjetivo, rejeitando o efeito direto do género sobre as referidas variáveis. A autoconfiança e eficácia na decisão que aparecem associadas a elevados níveis de conhecimento subjetivo justificam que os homens se sintam mais motivados para o consumo e procurem menos informação sobre o vinho para efetuar a compra.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8590
ISBN: 978-989-8289-60-5
Tipo de Documento: Objecto de Conferência
Aparece nas colecções:CETRAD - Livro de Ata de Conferência
DESG - Livro de Ata de Conferência

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
conhecimento subjetivo jornadas idanha.pdf
  Restricted Access
301,83 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.