Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/8599
Título: O afeto no impulso para comprar em varejo eletrônico
Autor: Marques, Carlos Duarte Coelho Peixeira
Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira
Carvalho, Nuno
Palavras-chave: Compra por impulso
deleite
vestuário
varejo eletrônico
Data: 2015
Editora: FGV - EAESP
Resumo: O presente trabalho propõe-se contribuir para o conhecimento do papel do afeto no impulso para comprar em lojas online. Mais especificamente, num quadro teórico de estímulo – organismo – resposta (E-O-R), considera-se que determinadas características das plataformas digitais geram respostas afetivas que favorecem ou inibem o impulso para a compra. Nesse sentido, este estudo avalia como diferentes níveis de impulso podem ser explicados pela resposta afetiva ao ambiente de varejo eletrônico. Para isso, a resposta afetiva foi tipificada no quadro do circumplexo do afeto. Foi também considerada a possível influência de um traço de orientação hedónica numa determinada categoria de produto (vestuário). Os resultados demonstram a pertinência da utilização do modelo circumplexo para representar as respostas afetivas à experiência com plataformas de varejo online. Enquanto a maioria das pesquisas reportadas na literatura precedente apenas distinguem entre afeto negativo e positivo, a nossa abordagem evidencia a importância de se distinguir o nível de ativação na resposta afetiva positiva. O resultado é concordante com o modelo teórico proposto, justificando-se pelos diferentes processos psicológicos que suportam a motivação negativa e positiva.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8599
Tipo de Documento: Objecto de Conferência
Aparece nas colecções:CETRAD - Livro de Ata de Conferência
DESG - Livro de Ata de Conferência

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Microsoft Word - 5293-9638-1-SM.pdf
  Restricted Access
319,87 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.