A arte musical e o processo educativo da criança

Data
2018-04-06
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A arte, através da música e da dança, sempre fez parte na vida do homem, mesmo de forma implícita, fazendo com que o mundo interno se manifeste no externo. A música é uma forma de expressão que ultrapassa os limites corporais e psicológicos abrindo espaços onde se pode projetar emoção ao mesmo tempo em que se recebe estímulo e resposta. É uma atividade que precisa fazer parte do cotidiano de qualquer indivíduo, independentemente da faixa etária ou condição sócio-econômico-cultural que faça parte. O objetivo da presente pesquisa foi o de responder a algumas questões pertinentes ao tema da arte musical no processo educativo, pois, a linguagem musical torna-se fundamental para despertar as emoções nos educandos fazendo com que se reconheçam nas próprias composições e aprendam a liberar seus instintos, a se posicionar e expor seus sentimentos, através até de expressões artísticas como a música, familiarizando-se com seus sentimentos e aprendendo a lidar com eles. Para tanto elaborou-se uma pesquisa intitulada “A arte musical e o processo educativo da criança” que se desenvolveu em escolas da cidade de São João Del-Rei, Estado de Minas Gerais, Brasil, nas seguintes instituições de ensino: Conservatório Estadual de Música “Pe. José Maria Xavier”, Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, Colégio Instituto Auxiliadora e Colégio Nossa Senhora das Dores. Os resultados foram apresentados em forma de gráficos e discutidos com base na literatura pesquisada. Tendo em conta os resultados obtidos, concluiu-se que, nas instituições estudadas, devem-se padronizar os métodos de ensino da disciplina, contando especialmente com as instituições, professores, pais e alunos. Verificou-se que a presente investigação encontrou resultados relevantes no que concerne ao tema abordado que, no entanto, não podem ser generalizados, devido ao número limitada de discentes das instituições que se disponibilizaram à pesquisa.
The art, particularly through dance and music, is always present in the life of man, even implicitly, causing the inner world to manifest it self externally. A form of expression that goes beyond the limits bodily and psychological opening spaces where you can design excitement while it receives stimulus and response. An activity needs to be part of the daily life of any individual, regardless of age or socio -economic- cultural part. The objective of this research was to answer some questions related to the art theme in musical language to child educational process. Is fundamental to arouse emotions in learners making them recognize themselves in their own compositions and learn to release their instincts, to position themselves and expose their feelings, even though artistic expressions such as music, becoming familiar with their feelings and learning to deal with them. For both elaborated a study entitled "The art of music and the child educational process"; that has developed in schools of São João Del Rei, Minas Gerais State, Brazil, in the following educational institutions: the State Conservatory of Music "Fr José Maria Xavier, "State School Doctor Garcia de Lima, Colegio Help Institute and College Our Lady of Sorrows. The results was presented in graphs and discussed based on the literature. Taking into account the results obtained, concluded that, in the studied institutions should standardize the methods of teaching the subject, relying especially with institutions, teachers, parents and students. It was found that the present study found significant results regarding the topic discussed, however, could not be generalized due to the limited number of students of the institutions that publish research number.
Descrição
Palavras-chave
Citação