Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/8622
Título: Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares
Autor: Germano, Jerusa Ribeiro
Orientador: Costa, Sónia Remondes
Lopes, José Pinto
Palavras-chave: Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
intervenção cognitiva-comportamental
comportamento
resultados escolares
Data: 10-Abr-2018
Resumo: O objetivo geral do presente estudo foi descrever e avaliar a eficácia de uma intervenção cognitiva-comportamental com uma adolescente de 17 anos, diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, comportamentos disruptivos e baixo rendimento académico. Este estudo insere-se num desenho experimental de estudo de caso A-B. A intervenção consistiu em 32 sessões baseadas na vertente cognitiva-comportamental, tendo sido implementadas as seguintes estratégias: autoinstrução, automonitorização, resolução de problemas, reestruturação cognitiva, sistema de economia de fichas, associada ao custo da resposta no rendimento escolar e sobre duas categorias de comportamento disruptivo em sala de aula, “fora da tarefa” e “agitação”. Foram ainda abordadas rotinas de planificação de estudo e organização da matéria escolar face à aprendizagem. Os resultados validam a eficácia da intervenção cognitiva-comportamental, que após a sua aplicação, foram reduzidas as duas categorias de comportamento disruptivo e o aumento dos resultados escolares.
The general objective of the present study was to describe and validate the efficiency of using a cognitive-behavioral intervention for a 17 years old teenager, diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder, disruptive behavior and low academic performance. This study is part of an experimental design of case study A-B. The intervention consisted of 32 sessions based on the cognitive-behavioral aspect, of the implementation of strategies of self-instruction, self-monitoring, problem solving, cognitive restructuring, token saving system, associated with the cost of response in school performance and on two categories of disruptive behavior in the classroom, "off task" and "shaking." Routines of planning of study and organization of the school subject to the learning were also approached. The results validate the efficiency of cognitive-behavioral intervention, which, after its application, reducing the two categories of behavior and increase academic performance.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8622
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO DIA 6 FINALISSIMA.pdf
  Restricted Access
1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.