Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8629
Title: Perfil de supervisão parental e desenvolvimento psicomotor em crianças dos 0 aos 5 anos
Authors: Pinheiro, Sandra Marisa Veloso
Advisor: Varajidás, Carla Sandra Carneiro Afonso
Soares, Jorge Frederico Pinto
Keywords: desenvolvimento psicomotor
família
supervisão parental
crianças
Issue Date: 3-Apr-2018
Abstract: Os primeiros anos de vida de uma criança terão, no futuro, um impacto significativo na sua história de vida. Desde a sua conceção, o desenvolvimento é regulado pela maturação do Sistema Nervoso Central, onde se inclui o desenvolvimento psicomotor, essencial para o desenvolvimento harmonioso da criança. Acoplado a este aparece, muitas vezes, a necessidade de supervisão e proteção parental. Por vezes os pais tendem a proteger demasiado as crianças, podendo interferir com o seu desenvolvimento. Sabendo da importância e influência que os pais exercem no desenvolvimento das crianças, é objetivo deste trabalho compreender a relação entre a supervisão parental e o desenvolvimento psicomotor, de crianças com idades entre os 0 e os 5 anos. A amostra foi constituída por 50 crianças, com idades entre os 0 e os 5 anos (28 do sexo feminino e 22 do sexo masculino), com idade média de 34,08 meses (±14,57). Para avaliar o desenvolvimento das crianças foi utilizada a Escala de Avaliação das Competências do Desenvolvimento Infantil, a Schedule of Growing Skills II (SGS-II). Para a avaliação do perfil de supervisão parental foi utilizado o Parental Supervision Attributes Profile Questionnaire (PSAPQ), aplicado a 50 pais (43 do sexo feminino e 7 do sexo masculino), com idade média de 36,14 anos (±3,51). Com bases nos resultados deste estudo concluiu-se que as crianças com maior proteção parental apresentam mais dificuldades na audição e linguagem. Verificou-se ainda que os pais, nesta amostra, são tolerantes para com as crianças, nomeadamente na Interação Social, na Autonomia Pessoal e nas Competências Cognitivas. Os pais são supervisores, principalmente em idades mais precoces, nomeadamente ao nível das Competências Manipulativas, na Audição e Linguagem, na Interação Social e nas Competências Cognitivas.
The early years of a child's life will have a significant impact on their life history in the future. Since its conception, development is regulated by the maturation of the Central Nervous System, which includes psychomotor development, essential for the harmonious development of the child. Coupled with this appears, often the need for supervision and parental protection. Sometimes parents tend to protect children too much and may interfere with theirs’s development. Knowing the importance and influence that parents exert in the development of children, it is our goal to understand the relationship between parental supervision and psychomotor development of children between 0 and 5 years old. The sample consisted of 50 children, aged 0-5 years (28 females and 22 males), with a mean age of 34.08 months (± 14.57). The Schedule of Growing Skills II (SGS-II) was used to assess children's development. The Parental Supervision Attributes Profile Questionnaire (PSAPQ) was applied to 50 parents (43 females and 7 males), with a mean age of 36.14 years (± 3.51). We conclude that children with greater parental protection present more difficulties in Hearing and Language. We also verified that parents in this sample are tolerant towards children, namely in Social Interaction, Personal Autonomy and Cognitive Competencies. Parents are supervisors, especially at the earliest ages, namely at the level of Manipulative Competencies, Hearing and Language, Social Interaction and Cognitive Competencies.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8629
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FINAL.pdf
  Restricted Access
1,06 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.