Sucesso da gestão de projetos de desenvolvimento de sistemas de informação: o caso dos projetos de instituições públicas

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2018-04-06
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Resumo
Nos últimos anos o mundo tem passado por uma profunda transformação social, económica, política e cultural. A globalização da economia, a redefinição geopolítica, juntamente com a evolução tecnológica, são alguns dos fatores que contribuem para essa transformação. A crescente exigência dos cidadãos em lhes serem prestados serviços públicos de qualidade, reforça a importância dos projetos públicos apresentarem maior eficiência nos seus resultados. Tradicionalmente, a definição de sucesso na gestão de projetos de tecnologias e sistemas de informação tem-se centrado na satisfação do âmbito, do prazo e dos custos. No entanto, mais recentemente, a definição de sucesso de um projeto evoluiu e tornou-se mais complexa, não havendo atualmente consenso sobre o que caracteriza “o sucesso da gestão de projetos”. No setor público o objetivo principal não é o lucro, mas sim prestar um serviço de qualidade e atender às necessidades da sociedade. Neste sentido, não se podem importar para o setor público as ferramentas e as técnicas de gestão de projetos aplicadas no setor privado sem ter em atenção a realidade e as suas caraterísticas particulares. As motivações deste trabalho de investigação prendem-se com a necessidade de desenvolver o tema fatores de sucesso na gestão de projetos de tecnologias e sistemas de informação em instituições públicas. Como os estudos de referência no setor público nesta temática são praticamente inexistentes, procuramos desta forma contribuir para colmatar esta lacuna. Assim, com este trabalho, propõe-se um novo modelo focado nos fatores de sucesso da gestão de projetos de tecnologias e sistemas de informação em instituições públicas (com os contributos da administração local, da administração central e outros tipos de administração pública). Para a concretização deste trabalho aplicou-se uma abordagem de investigação mista, incluindo entrevistas e aplicou-se o método de investigação Survey, tendo o processo passado por diversas etapas, nomeadamente: identificação da área de estudo; conceção do processo de investigação; revisão da literatura; entrevistas a especialistas em gestão de projetos; análise dos dados das entrevistas; realização de inquéritos; análise dos dados obtidos dos questionários; discussão de resultados; e conclusão do processo de investigação. O trabalho desenvolvido nesta tese culminou com a proposta de um modelo que reúne quarenta e quatro fatores de sucesso que constituem as linhas orientadoras para se atingir o sucesso na gestão de projetos de tecnologias e de sistemas de informação em instituições públicas.
In recent years the world has undergone profound social, economical, political and cultural transformations. The economy globalization, the geopolitical redefinition, together with the technological evolution, are some factors which contribute to these transformations. The increasing requirement of citizens to be provide with quality public services, reinforces the important of public projects to be more efficient in their results. Traditionally, the definition of success in the management of information systems projects has been centered on the satisfaction of scope, time and costs. However, more recently, the definition of project success has evolved and has become more complex, and currently there is no consensus on what characterizes "successful project management". On the other hand, increasing complexity in organizations demands increasingly sophisticated projects to meet their needs. In the public sector the main objective is not profit, but rather provide a quality service and meet the needs of society. In this sense, the tools and techniques of project management applied in the private sector cannot be imported into the public sector without taking into account the reality and its particular characteristics. The motivations of this research work are related to necessity of developing the theme of success factors in the technologies and information systems management of projects in public institutions. As the reference studies in the public sector in this area are practically nonexistent, the aim is to contribute to fill this gap. The goal of this work is to contribute to the improvement of the IT projects management and information systems in public institutions through the proposal of a new Model of Success Factors. For this work, a mixed research approach was applied, including interviews and the Survey method was applied. The process was followed by several stages, namely: identification of the study area; design of the research process; literature revision; interviews with project management specialists; analysis of interview data; conduct of investigations; analysis of the data obtained from the questionnaires; discussion of results; and completion of the investigation process. The work developed in the thesis culminated in the proposal of a model that gathers forty-four success factors that are the guiding principles for the success of technology project management and information systems in public institutions.
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Palavras-chave
Gestão de Projetos , Desenvolvimento de Sistemas de Informação , Setor Público , Fatores de Sucesso
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