Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8697
Title: Prática educativa de orientação construtivista no ensino das ciências naturais no ensino secundário: a importância do trabalho prático
Authors: Mourão, Maria Leonor Gonçalves
Advisor: Favas, Paulo Jorge De Campos
Keywords: Ensino das Ciências Naturais
Técnicas de Aprendizagem
Issue Date: 26-Jul-2018
Abstract: O presente relatório de estágio, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, teve por base o Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, em Vila Real. O Estágio Pedagógico é uma peça fundamental para a preparação do estagiário, futuro professor, e é sobretudo uma etapa reflexiva e de partilha vários níveis: científico, pessoal e pedagógico. O presente relatório reflete o modelo de ensino, bem como, as estratégias selecionadas e aplicadas no ensino das Ciências Naturais no Ensino Secundário, nomeadamente na disciplina de Biologia e Geologia, numa turma do 10º ano de escolaridade. As estratégias, métodos e recursos aplicados durante a prática pedagógica enquadraram- -se na perspetiva construtivista do ensino-aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento e integração de competências atitudinais, conceptuais e procedimentais. Ao longo deste relatório, são descritos e caracterizados os métodos usados no decorrer da prática pedagógica (essencialmente instrução direta, aprendizagem cooperativa, mapa de conceitos, questionamento, trabalho prático), focando a sua importância no ensino das Ciências Naturais e no seu contributo para melhorar e complementar as aprendizagens dos alunos. Os métodos e estratégias foram aplicados nos dois conteúdos lecionados ao longo da prática docente, “Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos” e “A Terra um planeta muito especial”. Apresentam-se ainda, neste relatório, as planificações sobre os temas referidos, uma reflexão sobre a prática pedagógica, assim como, as conclusões alcançadas
This Internship, Report, essential for obtaining a master’s degree in biology and geology teaching in 3º Cycle of basic Education and Secondary Education, was based on the Pedagogical Internship carried out at the Camilo Castelo Branco S/3 School, in Vila Real. The pedagogical internship is a fundamental piece for the preparation of the trainee, future teacher, and is, above all, a reflective and sharing on several levels: scientific, personal and pedagogical. His report reflects the teaching model as well as the strategies selected and applied in science teaching in Secondary Education namely in the subjects of Biology and geology in student of 10th grade. The strategies, methods and resources applied during the pedagogical practice were framed in constructivist perspective of teaching and learning, enabling the development and integration of attitudinal, conceptual and procedural skills. Throughout the report, are described and characterized the methods used in course of the pedagogical, practice (essentially Direct Instruction, Cooperative Learning, Map of Concepts, Questioning, practical Work), focusing on its importance in the teaching of Natural Sciences and its contribution to improving and complementing student learning. The strategies and resources were applied to the to contents taught throughout the teaching practice, “Obtaining matter by heterotrophic Beings” and “The Earth a Very Special Planet.” This report also shows the plans of themes mentioned and reflection on the pedagogical practice, as well as conclusions reached.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8697
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO 222.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.