Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8726
Title: Números racionais não negativos: uma proposta de interdisciplinaridade na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Leite, Helena Isabel de Macedo Alves
Advisor: Catarino, Paula Maria Machado Cruz
Keywords: matemática
prática profissional
números racionais
interdisciplinaridade
ensino e aprendizagem
Issue Date: 21-May-2018
Abstract: O presente documento representa o relatório final de estágio no 2.º Ciclo em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseado no trabalho realizado durante a Prática Pedagógica Supervisionada (Estágio I e Estágio II). O Estágio I foi efetivado no ano letivo de 2013/2014, mais precisamente, de 10 de março de 2014 a meados de maio do mesmo ano. Já o Estágio II decorreu no ano letivo de 2014/2015, mais concretamente, de meados de outubro de 2014 a meados de janeiro de 2015. O Estágio I foi efetuado em contexto da Educação Pré-Escolar na Associação 31 – Infantário e Lar de Vila Real. O Estágio II foi efetuado em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica n.º 2 de Vila Real (Bairro S. Vicente de Paula), em Vila Real. Este relatório de estágio realça a importância da matemática no contexto escolar, mais especificamente, inserido na área da Expressão e Comunicação no que toca à Educação PréEscolar e no domínio de conteúdo dos NO, relativamente ao 1.º CEB. De notar que, no Estágio I foram utilizadas as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar de 1997 e no Estágio II foi utilizado o Programa de Matemática do 1.º Ciclo do Ensino Básico de 2007, embora já estivesse em vigor um novo programa, datado de 2013. Para além da abordagem matemática, ambicionamos realçar, ainda a importância da Interdisciplinaridade, nomeadamente, nos processos de ensino e de aprendizagem de números racionais não negativos no 1.º Ciclo do Ensino Básico. De frisar que ao longo deste relatório iremos também apresentar propostas para o ensino destes conteúdos matemáticos nos primeiros anos de escolaridade do Ensino Básico, esperando que possam vir a contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática nesta faixa etária.
This document represents the final stage report on the 2nd cycle in pre-school education and training of the 1st cycle of basic education. This report is based on work done throughout the Supervised Teaching Practice, performed in the contexts of pre-school education, with regard to Stage I, held at the Association 31 - Kindergarten in Vila Real Home and in the 1st cycle of basic education, corresponding to Stage II, which was held at the Primary School no. 2 in Vila Real (district of St. Vincent de Paul), in Vila Real. This internship report highlights the importance of mathematics in schools, more specifically in the area of Expression and Communication regarding the pre-school education and in the area of Numbers and Operations, relative to the 1st cycle of basic education. Note that in Stage I, we have used the curriculum guidelines of 1997 for pre-school education and in Stage II was used the mathematics program of 2007 of the 1st cycle of basic education, although already in place a new program of 2013. In addition to the mathematical approach, we aim to highlight also the importance of interdisciplinarity, particularly in the teaching and learning Rational Numbers not negative in the 1st cycle of basic education. To note that in this report we will also submit proposals for the teaching of these contents in the early years of schooling.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8726
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Helena-definitiva.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.