Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8735
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Graça Sofia Monteiropt_PT
dc.contributor.authorSaife, Afonso de Ligory Brandãopt_PT
dc.date.accessioned2018-09-14T14:57:57Z-
dc.date.available2018-09-14T14:57:57Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/8735-
dc.description.abstractO presente estudo avaliou o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades coordenativas entre pré-teste e pós-teste, através do KTK, norteado pela aferição do IMC e maturação sexual (Tanner), a partir da aplicação de protocolos experimentais, baseados nos métodos de EAT analítico unilateral, analítico bilateral e situacional ao futsal, em 12 semanas. O IMC apurado em todos os grupos teve suas médias dentro da normalidade. A maturação sexual foi predominante entre o segundo e quarto estágio (Tanner). A aplicação das 12 semanas do protocolo experimental nos Grupos GAU, GAB e GS promoveu melhorias estatisticamente significativas na coordenação motora, sendo portanto, um meio eficaz para o aperfeiçoamento e desenvolvimento destas. A comparação inter-grupos apresentou significância estatística para GS.pt_PT
dc.description.abstractThe present study evaluated the development and improvement of the pre-test and post-test coordinate skills through KTK, guided by BMI measurement and sexual maturation (Tanner), based on the application of experimental protocols based on analytical EAT unilateral, bilateral and situational futsal analysis at 12 weeks. The BMI found in all groups had their mean values within normal limits. Sexual maturation was predominant between the second and fourth stages (Tanner). The application of the 12 weeks of the experimental protocol in the GAU, GAB and GS Groups promoted statistically significant improvements in motor coordination and, therefore, an effective means for their improvement and development. The intergroup comparison presented statistical significance for GS.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectCapacidades coordenativaspt_PT
dc.subjectFutsalpt_PT
dc.subjectMétodos de ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectTreinamentopt_PT
dc.titleInfluência dos métodos de ensino analítico unilateral, analítico bilateral e situacional nas habilidades coordenativas e técnicas do futsalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargolift2020-11-28-
dc.identifier.tid202030580-
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
01 A Versao Final Dissertação Mestrado.pdf4 MBAdobe PDFView/Open
Declaração Afonso Ligory.pdf
  Restricted Access
128,03 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.